Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Aluno autista e agora? Como trabalhar a inclusão?

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

A SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (SEP) aconteceu no dia 12 de abril, com o tema: Aluno autista e agora? Como trabalhar a inclusão. O estudo foi apresentado por Claudia Percinoto.

“O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente  segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID)” Maiores detalhes buscar em: https://www.wikipedia.org

O Portal da Educação cita que “A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade, esse termo é usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência”. Porém para que essa definição seja realmente aplicada e se obtenha qualidade nos resultados se faz necessário ajustar alguns pontos no ambiente escolar: A qualificação do professor, adaptação dos espaços físicos e número reduzido de alunos em sala. Se esses pontos não forem acertados a inclusão será um eterno desafio entre o ideal e o real.  

Autor: Caramuru, EM | Fonte: https://www.wikipedia.org
00033350.jpg
SEP
1/4