Escola Municipal Irati, Escola Municipal

logo escola

Alunas da Ginástica Rítmica do Irati participam de Torneio

    Publicado por:  Vera Lucia Stupp Oedmann

Um grupo de 45 estudantes que treina ginástica rítmica na Escola Municipal Irati, no Cajuru, vai participar neste sábado (27), do Torneio Individual de Ginástica Rítmica da GRC, promovido pelo Clube Santa Mônica. O evento servirá para a integração entre equipes de diferentes escolas e clubes, motivar a prática do esporte e demonstrar o aprendizado das meninas neste semestre.

As estudantes treinam na escola duas vezes na semana, nas terças e quintas-feiras, no horário contrário ao das atividades pedagógicas. No total, são cem estudantes da escola envolvidas no projeto, que é um dos 880 desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação, em contraturno escolar, como parte das estratégias para a ampliação da qualidade do ensino.

As ginastas têm de 5 a 10 anos de idade e são orientadas em trabalhos de elementos corporais por meio de saltos, equilíbrio, pivôs, flexibilidade e movimentos acrobáticos com os aparelhos: corda, arco, bolas, fita entre outros comuns ao esporte. A coordenação é da Carla Ise e os treinos dados pelas professoras Caroline Gobel Donha e Ana Carolina Batista de Macedo.

A ginástica rítmica está entre as práticas que integram a política de educação para o esporte da Secretaria Municipal da Educação. Participar de eventos como o torneio é uma oportunidade para a ampliação dos conhecimentos entre as ginastas de diferentes clubes e escolas.

“A participação das alunas no torneio é uma iniciativa que favorece a percepção da evolução de cada menina em vários aspectos dos exercícios realizados e estimula ainda mais a prática esportiva, com benefícios para  a autoestima e as relações sociais”, diz Carla Ise.

Torneio

Os treinos desta semana foram especiais para o grupo que participará do torneio. A estudante Maria Fernanda Merêncio está entre as que defenderão a escola no evento. Além da expectativa de conhecer outros grupos de ginástica rítmica a menina conta que considera o torneio como nova oportunidade de aprendizado. "Gosto muito de participar de todos os eventos da ginástica, porque assim vou conhecendo mais do esporte", diz Maria Fernanda.  

Com ansiedade a estudante, Eduarda Santos de Paula, também descreve o que espera do evento. "Gosto de apresentar e ganhar a avaliação das árbitras, porque me sinto importante. Eu fico nervosa, mas ao mesmo tempo muito feliz", diz a estudante.  

Autor: Irati, EM | Fonte: Portal Administrativo do Município