Aluna de escola integral é destaque no Paranaense de Jiu-Jitsu

Publicado por:  Cristiane Aparecida Luquetta

"A estudante Gabriela Oliveira do Carmo, do Centro de Educação Integral (CEI) Nair de Macedo, no Novo Mundo, venceu a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-jitsu. O evento foi realizado pela Federação Paranaense de Jiu-jitsu Brasileiro, no último domingo (25/6), na Universidade Positivo. Ela disputou o título na categoria infantil, para meninas com 10 anos na faixa cinza/amarela.

Gabriela é um exemplo dos muitos talentos esportivos descobertos nos projetos esportivos de escolas da rede municipal de ensino – que estão completando 30 anos de implantação e já revelaram tenistas, judocas, enxadristas, corredores, ginastas e jogadores de vôlei e de rugby, entre outros. O objetivo dessas iniciativas, no contraturno escolar, é colocar os estudantes em contato com práticas esportivas e culturais, independentemente de resultados. Sempre que alguém se diferencia, os professores se empenham em ver seus estudantes se aprimorarem.

Apoio em casa e na escola - Foi o caso de Gabriela, que começou a praticar a arte marcial no ano passado, com a professora de Educação Física e também lutadora de Jiu-jitsu Daniele Padilha Carvalho. Na época, ela cursava o 4º ano do ensino fundamental. “Em menos de dois meses já deu pra perceber quem, no grupo, poderia se aperfeiçoar e a Gabi se destacava”, conta a professora de Educação Física, responsável pela oficina de Jiu-jitsu. A aula na escola é dada uma vez por semana. O treino dura 1h30.

Além de Gabriela, a professora convidou outras crianças para se candidatarem às bolsas de incentivo ao atleta oferecidas pela academia onde ela treina, no bairro Xaxim. Assim, além da aula na escola, elas poderiam ter mais duas oportunidades semanais de treino, também de 1h30 cada. Apoiada pela família, a menina foi a única a aceitar o desafio.
A meta da estudante, agora, é vencer a quarta e a quinta etapas do campeonato, no segundo semestre, e se tornar a campeã geral do evento na sua categoria – a primeira competição oficial de que participa. “Gabi quer muito lutar e mostrar como ela está bem preparada”, diz a professora. Até então, a atleta só tinha disputado torneiros internos da escola.
Outros talentos esportivos passaram pelos projetos dos CEIs da Prefeitura nos últimos anos".

Autor: Portal Cidade do Conhecimento | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento
211759thb_nn