Escola Municipal Rio Bonito, Escola Municipal

logo escola

Alteridade: Um compromisso para a vida toda

Publicado por:  Aparecida Abrao Machna

Em busca de conceitos que valorizem as caracteristicas pessoais, culturais e étnicas de cada ser humano, a professora Sandra Maria da Silva se propôs a realizar um trabalho com todas as turmas do período da tarde, onde desenvolve atividades do componente curricular - Ensino Religioso.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de Otavio Roth, uma adaptação de Ruth Rocha embasou boa parte do trabalho. A história das pessoas afro-descendentes e das religiões no brasil apresentou argumentos para uma reflexão sobre alteridade e o direito a liberdade de expressão considerando a diversidade na nossa cultura.

São reflexões permanentes nas aulas da professora Sandra; as relações de respeito, amizade, compreensão e dedicação ao próximo estabelecendo uma convivência solidária e saudável. Não é um tema fácil, já que muitas crianças trazem conceitos familiares que, as vezes, são diferentes dos que a escola tem como objetivo, mas é nosso dever insistir numa sociedade mais justa e solidária. Resolver conflitos conversando é para os fortes! Respeito.Um compromisso para a vida toda!

Sugestões de leitura:

Preconceito

O preconceito é um artifício usado perante o desconhecido ou estranho, mas que acaba se tornando um grande problema social.

Uma delas é a segregação racial ou o racismo, que também está intimamente ligada a problemas sociais como a desigualdade, a violência e a pobreza.

O combate a esse tipo de preconceito deve ser travado por meio da educação que deve servir como parâmetro de compreensão do mundo e das diferenças, tendo sempre como objetivo a afirmação da igualdade de direitos e deveres que todos temos uns com os outros, independente de sexo, gênero, cor, orientação sexual, crença ou situação econômica.

Autor: Rio Bonito, EM | Fonte: RB e Mundo Educação