Alimentando a música

    Publicado por:  Roseliane Teixeira Pinto Lima

O projeto Alimentando com Música foi idealizado pela Camerata Antiqua de Curitiba, com o objetivo de levar às crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas de Curitiba, a oportunidade de conhecerem a música erudita em suas múltiplas formas de linguagem.

Integrante do quadro de grupos musicais da Fundação Cultural de Curitiba, a Camerata Antiqua de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, buscaram otimizar esforços na realização de um projeto conjunto que é, no mínimo, um exercício de cidadania e aprendizado.

Os concertos são temáticos, cênicos e didáticos. No decorrer dos concertos, todas as descrições, comentários e informações do repertório executado, a formação dos instrumentos da orquestra e as vozes do coro, ficam por conta de artistas como marionetistas, clowns, bailarinos que, com graça e clareza conduzem a intenção didática a que o grupo se propõe, assim a criança poderá também compreender como se dá o processo de formação de um conjunto musical como a Camerata Antiqua de Curitiba.

O repertório em sua grande maioria é focado na música erudita brasileira, com algumas inclusões do universo popular, com adaptações e arranjos encomendados especialmente para o projeto.

Os alunos participantes do projeto, recebem gratuitamente como material de pesquisa, um programa pedagógico com todo o conteúdo musical e artístico apresentado.

Autor: Prof. Ricardo Krieger, EM | Fonte: fundação cultural de Curitiba
00086647.jpg
camerata
1/11