Uma série de pesquisas e estudos feitos no Brasil evidenciam a necessidade de incentivar a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos entre crianças e adolescentes. Um dos exemplos é o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, divulgado em 2015 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o qual aponta que 25,5% dos adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos estão com excesso de peso. Em relação aos hábitos na infância, a Pesquisa Nacional de Saúde (2013) do Ministério da Saúde, mostra que 60,8% das crianças menores de dois anos já comem bolachas recheadas.
Os pais têm papel fundamental na construção de bons hábitos alimentares. Ter esta preocupação e aplicar atitudes desde os primeiros anos de vida da criança são facilitadores para que ela aprenda a optar pelo que é mais saudável de forma natural. No entanto, sempre é tempo de promover a mudança em casa.
Aqui no Cmei Santa Quitéria valorizamos a importância de ter uma alimentação saudável, as professoras de todas as turmas trabalham esse assunto com os pequenos e como forma de valorizar esse trabalho participamos do XIII Encontro Pedagógico de Trocas de Experiência em Alimentação que aconteceu no Mercado Municipal de Curitiba no dia 17 de outubro.
Para esse momento, as professoras do Maternal I montaram um banner com fotos das crianças nos momentos de alimentação, onde as próprias crianças plantam, cuidam da horta, colhem e ajudam no preparo dos alimentos.
Ficamos gratos com o excelente trabalho desenvolvido por toda equipe, temos certeza que nossos pequenos levarão esse aprendizado para a vida.
Autor:
Santa Quitéria, CMEI
|
Fonte:
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos