Alimentação saudável é assunto sério na E.M. Professor Brandão - Programa Linhas do Conhecimento

Publicado por:  Mere Helen Bezerra Rocha Alves

Alimentação saudável é assunto sério na E.M. Professor Brandão tratado nas aulas de Educação Física pelas professoras Vanessa e Patricia, Ciências professora Gizele e pela Regente Daysi.

Esse conteúdo tem sido trabalhado já alguns anos na unidade, pelos dados do SISVAN, houve um índice alto, de sobrepeso nos estudantes, o que levou as professoras de Educação Física a trabalhar com a conscientização de que uma  alimentação saudável contribui com o desenvolvimento do corpo, aliado a prática de exercícios, é ganho de bem estar e saúde.

Nas aulas de Educação Física e Ciências,  foram abordados os alimentos que produzem energia, contribuem para o desenvolvimento do corpo. Como ter um corpo saudável? Quais alimentos são importantes para o crescimento do aluno? Quais as vitaminas? O que são alimentos industrializados? Além, da prática de exercícios que aliados a uma alimentação equilibrada, contribuiu para a conscientização dos estudantes.

Durante a aula de campo conheceram frutas, verduras, legumes além de cheiros e sabores que o mercado possui. A riqueza histórica do local associado aos conteúdos trabalhados pela professoras fez dessa aula de campo uma experiência inesquecível para esses estudantes, provaram o suco saudável e fizeram compras no Mercado Municipal, cada estudante levou $10,00 e complementaram seu lanche saudável com frutas, teve uva, pêssego, morango e até tomate cereja. Além da alimentação saudável a educação financeira também foi exercida na prática.

Durante a aula de campo ao passar pelos corredores a Professora Mere Helen do Linhas do Conhecimento Núcleo de Educação Matriz, mostrou as diferentes qualidades de banana, ouro, prata, caturra e da terra, explicando que a última era boa para a culinária, o que despertou o interesse do aluno João Pedro, e foi sua fruta escolhida para a compra, comprou com o intuíto de pedir para a mãe fritar ou fazer uma farofa.

Ainda nos corredores conheceram o cacau, fruta que é feito o chocolate, em um box mais pra frente degustaram o chocolate 80%, livre de gorduras trans, aprovaram o sabor.

Foi uma aula de campo extremamente válida ressaltou a professora Gizele Bento, "saíndo do ambiente escolar, ter um ambiente novo, oportuniza uma aprendizagem diferenciada, os estudantes vão guardar o conteúdo com mais facilidade, eles vivenciando o conteúdo na prática gera aprendizagem."

Autor: Mere Helen Bezerra Rocha Alves | Fonte: NRE- Matriz
Mercado Municipal E.M. Professor Brandão 12-09