ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES!

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

 

           Como já informado em Decreto a Secretaria Municipal da Educação, respeitando a orientação da Secretaria de Saúde estendeu até 02 de maio (02/05/2020) a suspensão do atendimento nos CMEIs e Escolas por motivo da Pandemia de Cononavírus.

            A Secretaria lançou também para a idade pré escolar (pré I, único ou II) a partir de hoje 13-04, videoaulas que serão veiculadas pela Paraná Turismo, canal 9.2 UHF. É necessário antena para acessar o canal. Quem preferir também pode acompanhar as aulas pelo YouTube.  Para Prés das 12h até 13h30min e das 17h até 18h30min. Claro que o intuito não é deixar as crianças frente a televisão longo prazo, mais oferecer possibilidade de realizar descobertas e interações de brincadeiras, escuta de histórias, registros, entre outras possibilidades, de acordo com o interesse da criança. Assim, como várias famílias já estão fazendo e compartilhando. 

             Lembrando que nesse canal terão videoaula para diferentes idades, ou seja, não será saudável ter contato com propostas que não sejam do interesse das nossas crianças,por isso a definição de horários. A Educação Infantil e Fundamental possuem objetivos distintos e se diferem em algumas organizações, portanto não encontrarão conteúdos para Educação Infantil divididos por áreas (disciplinas)

             As creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. Portanto, não queremos privar as crianças de momentos significativos com a família para realização obrigatória das videoaulas. Entendam como mais uma posibilidade de nesse período atípico dar sentido as experiências das crianças.

               Caso as crianças do pré queiram, podem registrar  as suas  produções em caderno, folha sulfite, ou em suportes diversos com material alternativo. No retorno as crianças podem levar ao CMEI para mostrar aos amigos o que fizeram durante a quarentena. Os professores e professoras também irão assistir às teleaulas para conhecerem o que foi proposto nesse período para as crianças e dar suporte as suas descobertas.

              O que queremos deixar claro, é que será uma proposta para as turmas de pré, os menores de quatro anos não estão inserido nesse programa,mais devem continuar envolvidos nas possibilidades criadas pelas famílias,como no exemplo da Ana que fez bolo em casa com a mamãe e Ayla que não precisará fechar seu salão de beleza e atender sua cliente preferida...a mamãe (confira no vídeo).

             E no caso da Dara e seu primo Eliel, que estão aproveitando o isolamento na chácara, próximo a natureza, se a TV não funcionar, terão muitas possibilidades para recorrer...

              Então boa semana a todos, dúvidas estaremos a disposição e continuem nos dando notícias!

         Fiquem bem...fiquem em casa em respeito aqueles que diariamente precisam sair para garantir nossa saúde, conforto e segurança.

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: E.P.A
00270707.jpg
14.jpg
1/3