Não há dúvidas de que todos possuem um grande potencial para aprender, sabendo disto e tendo como objetivo alfabetizar os seus estudantes do ensino parcial, a professora regente Rosângela de Paula Rosa Rodrigues, do 1° ano C, utiliza métodos e estratégias variadas no ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, com intencionalidades bem definidas.
Contemplando os conteúdos de Língua Portuguesa, como a construção do sistema de escrita alfabética e relações com a oralidade na elaboração das suas atividades, a professora Rosângela propôs a construção do alfabeto concreto, que é um alfabeto “montado em bolsos”, onde em cada bolso os estudantes são chamados para colocarem um objeto que iniciem com a letra correspondente, por exemplo, letra A, um anel, letra G um giz, letra L uma lâmpada, e assim por diante, podendo o alfabeto concreto ser realimentado durante todo o ano letivo.
Além de trabalhar com o alfabeto tradicional, o alfabeto concreto também contribui para o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando os estudantes a identificar e nomear todas as letras do alfabeto, diferenciar as letras de outros sinais gráficos, esta dinâmica dos estudantes participarem ativamente nesta construção desenvolve a escuta atenta e crítica, além da oralidade e interação com os colegas.
Já nas aulas de Matemática, a fim de desenvolver o racícionio dos estudantes, estimular o pensamento lógico matemático e criar situações para que percebam o princípio aditivo do Sistema de Numeração Decimal (SND) em diferentes contextos, além de elaborações e resoluções de problemas envolvendo situações aditivas, a proposta foi o Jogo da Corrida de Carros.
Segundo a explicação da professora Rosângela, o Jogo da Corrida de Carros ocorre da seguinte maneira: “cada estudante recebe uma folha, lápis e borracha (ou pode ser anotado no quadro de giz), para anotar o resultado da soma das operações, e um carrinho. O Jogo da Corrida de Carros tem quatro competidores, assim que vão somando as fichas que estão na pista os estudantes vão avançando até a chegada. Vence quem chegar primeiro e se todas as somas estiverem corretas. Para calcular as adições os estudantes podem usar materiais manipuláveis como tampinhas ou palitos.”
Atividades que alfabetizam despertando a curiosidade, possibilitando a interação com seus pares, desenvolvendo a oralidade e ajudando os estudantes a criarem seu conhecimento e aprendizagem de maneira lúdica e eficaz, é muito significativo, principalmente em uma unidade escolar onde é oferecido a educação em tempo ampliado, como é o caso do CEI Professor Lauro Esmanhoto.
...
Autor:
Denise Neuburger da Silva
|
Fonte:
Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto