ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA NOS 2ºANOS

    Publicado por:  Danyele Cristine Duarte Oliveira

   Os nossos estudantes voltaram ao ensino presencial em formato híbrido no mês de agosto. Todos estavam com saudades da escola e das professoras, além de muita vontade de aprender.

  Isso também ocorreu com os estudantes dos 2º anos A, B e C, que ao retornarem para a escola e retomarem seu processo de alfabetização se depararam com materias e atividades muito divertidas, lúdicas  e intencionais, planejadas pelas Professoras Ana Paula, Giovanna e Mariana, construindo uma sequência didática a partir do livro "A cesta da Dona Maricota" da autora Tatiana Belinky/ Ilustração: Martinez (Vídeo do livro).

  Para esse primeiro contato de retomada da aprendizagem da leitura e da escrita, a equipe elaborou atividades diferenciadas, como jogos e muitos materiais manipulativos. O auxílio das professoras corregentes Ava Luana, Márcia Teixeira, Gilmara e Mery, para a efetivação dessas aulas também foi de extrema importância.

   As professoras também estavam com saudades das crianças e tudo foi pensado e elaborado com muito carinho e cuidado, realizando atividades divertidas, voltadas à alfabetização e letramento de nossas crianças.

   E para enaltecer o Dia Nacional da Alfabetização - 8 de setembro, parabenizamos todos os professores alfabetizadores de nossa escola e de todas as escolas, uma vez que é um trabalho que envolve muito estudo e dedicação, mas que se vê recompensado quando uma criança aprende a ler, escrever e exercer sua cidadania através do uso social competente da linguagem. 

  Que sigamos em frente, ensinado e aprendendo, pois toda mudança possível do mundo começa pela educação, e a busca pelos objetivos da Meta 5 do Plano Nacional de Educação PNE - (LEI N° 13.005/2014)  seguem sendo alvos a serem atingidos incansavelmente, pela escola em parceria com as famílias e estudantes, pois segundo a autora Magda Soares (2020)...

"Toda criança pode aprender a ler e a escrever."

 

Autor: Pedagoga Emili | Fonte: Equipe dos 2ºanos