Alfabetização científica: CMEI Pantanal é a 14ª unidade a receber Farol Móvel

    Publicado por:  Maria Duarte

Por que o CMEI Pantanal, no Boqueirão, está cheio de fotos da Pandinha, a girafa mais velha do Brasil, que faleceu em janeiro no Zoo? Porque o maternal II foi pesquisar as girafas com o novo Farol Móvel e o animal virou mascote da turma.

O tema “girafa” surgiu de uma eleição entre as crianças do CMEI, que escolheram animais para identificar as diversas turmas e assim facilitar que as famílias saibam em qual turma estão os filhos. A curiosidade das crianças a aprenderam sobre as características e os hábitos desses animais.

“Desenhei uma mãe girafa, depois tem o filhote, mas antes vou desenhar a grama”, explicou Sophia Delmondes da Silva. Seja na ponta do lápis, na impressora 3D ou nos óculos de realidade virtual, a girafa está presente.

A diretora Ariella Ferreira Vera explicou que o Farol veio como um aliado ao trabalho que já era desenvolvido com as crianças. “São novas formas de investigação”, comentou Ariella.

Camila Batista de Souza, mãe do Arthur Henrique, ficou encantada. “Ele sempre chega em casa querendo contar tudo que aprende. Adoro o CMEI, a equipe é muito atenciosa e vejo quantas possibilidades ele tem de aprender”, disse a mãe.

Recebido oficialmente nesta segunda-feira (13/6), esse foi o 14º Farol Móvel entregue pela Secretaria Municipal da Educação. Todos os 230 vão receber o equipamento, que vem com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado e livros. Os itens ficam dentro de um carrinho com rodinhas em forma de Farol e são levados de uma sala para outra com facilidade.

Os Faróis Móveis são equipamentos que levam oficinas makers às turmas de educação infantil e foram desenvolvidos dentro da mesma concepção dos Faróis do Saber e Inovação, criados em 2017. O primeiro Farol Móvel foi entregue no mês de aniversário de Curitiba.

A secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que os equipamentos trazem linguagens diferenciadas e imensas possibilidades. “São espaços de pesquisa, inovação e criatividade”, disse Maria Sílvia.

Presenças

Participaram a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; a chefe do Núcleo Regional da Educação do Boqueirão, Nilce Malage, e a comunidade escolar do CMEI.

 

Autor: SME | Fonte: SME
00356113.jpg
pantanal
1/2