Agosto Dourado

    Publicado por:  Leticia da Silva Alves

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada.

O Programa Mama Nenê realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde, incentiva e promove a continuidade do aleitamento materno, primando pela saúde, qualidade de vida e bem estar dos bebês dos Centros Municipais de Educação Infantil. Por meio do referido programa, as mães que têm flexibilidade de horários podem amamentar seus bebês nas instituições educativas, em espaços especialmente preparados para o momento, ou são orientadas a retirar o leite materno, que é armazenado, aquecido adequadamente e oferecido.

O CMEI Porto Belo incentiva e promove o aleitamento materno através do acolhimento do bebê e da mãe que pode amamentar em um espaço exclusivo dentro da unidade, realiza ações em parceria com a Unidade de Saúde São Miguel, como no dia 1º de julho, que tivemos a visita de profissionais do posto para um momento de informação e orientação com a comunidade. Nossa unidade também proporciona conversas durante o ato da matrícula e ao longo do ano confecciona materiais informativos, com ajuda das crianças, e distribui para as famílias e comunidade local.

Autor: Letícia Alves | Fonte: CMEI Porto Belo
00431928.jpg
.
1/11