Agosto Dourado: Informação, apoio e incentivo à amamentação!

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

 

 

O Programa Mama Nenê realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal da Saúde, incentiva e promove a continuidade do aleitamento materno nas unidades educacionais, valorizando e destacando a qualidade de vida e bem-estar dos bebês. Por meio do referido programa, as mães que tem flexibilidade de horários durante o momento em que a criança permanece na unidade podem estar amamentando seus bebês em espaços planejados com carinho. As mães que os horários não são flexíveis recebem orientações de como retirar o leite materno,  que é armazenado,  aquecido pelo lactário seguindo todos os protocolos e oferecido ao bebê.

A educação infantil de Curitiba é vanguarda na garantia de direito à amamentação. Em nossa unidade o espaço para acolher as mamães e os bebês foi planejado e organizado pelas crianças e profissionais. No espaço do Mama Nenê e pela unidade foi anexado cartazes e quadros ilustrativos feito pelas crianças com cenas ressaltando a importância do aleitamento materno. Há 14 anos, profissionais, famílias e crianças incentivam e promovem o aleitamento materno através do acolhimento do bebê, da mãe e/ ou casal que amamenta.

 Coordenado pela Comissão de Educação em Direitos Humanos neste mês de agosto os/ as profissionais do CMEI Ciro Frare usam em apoio à Campanha Agosto Dourado um laço na cor citada. A Campanha foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), simbolizando a luta pelo incentivo à amamentação. De acordo com a OMS e Unicef cerca de 6 milhões de vida são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

 Com ações e estratégias para a promoção e incentivo, reforçamos todos os dias as famílias a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento integral dos bebês. Confiram conosco relatos de nossas mamães sobre o período da amamentação!

 

 

 

 

Amamentação é vida!

 

 

Olá me chamo Pâmela e sou a mamãe do Marlon da turma do Pré II, e minha experiência com a amamentação foi a melhor possível.

Fiz amamentação em livre demanda e exclusiva até os 6 meses, e após a introdução alimentar continuei amamentando ele até 1 ano!

A amamentação é o melhor alimento para o bebê, previne doenças respiratórias, diabetes, colesterol, hipertensão e reduz o risco de obesidade sem falar na imunidade que o organismo do bebê cria...

Amamentar é um ato de amor, um momento somente seu e do seu bebê, quando o bebê está mamando e te olhando com os olhinhos cheios de amor, o coração se enche de gratidão por poder proporcionar esse momento entre vocês! 

                                                                                                                          Pamela Eduarda Narcizo

 

Amamentar é essencial!

 

 

Oi sou a Daiane mãe da Isabelle da turma do Pré II.... Para mim a amamentação é um processo essencial para a saúde do bebê. Até os 6 meses de vida, depois comecei à introdução alimentar, amamentei ela até ela largar sozinha e isso foi até seus 2 anos e 8 meses. O meu primeiro filho eu amamentei até seus 8 meses por ele não querer mais. Mas foram experiências maravilhosas e únicas uma diferente dá outra. Mas era os nossos momentos juntos. Muitas saudades!

                                                                                                          Daiane Rodrigues Barbosa do Amaral 

 

 

Informação, apoio e incentivo à amamentação! 

Eterno abraço! Equipe CMEI Ciro Frare 

Autor: Aline Eluize Cardoso | Fonte: CMEI Ciro Frare - Prefeitura Municipal de Curitiba
00308893.jpg
Fotos do Programa Mama Nenê.
1/12