Existe uma cultura de que o conhecimento é contrário ao lúdico... Será?
Na Educação Infantil a ludicidade permeia as experiências e a brincadeira é tratada com grande seriedade pelas crianças. Estamos vivendo um momento em que as crianças e suas famílias estão com rotinas diferentes. Propostas foram lançadas para que em família as crianças continuassem tendo possibilidades de brincar, interagir e aprender, não tendo um familiar como professor, mais parceiro nas experiências!
Desenvolver as sugestões de propostas com as crianças não deve ser um momento de estresse e sofrimento, pois isso não gera participação e sim aversão das crianças! Então algumas dicas:
-Escolha o momento da rotina mais adequado para realizar as propostas junto a criança;
- Respeite as preferências das crianças, algumas propostas vão chamar mais atenção, outras nem tanto. Quando o interesse existir aproveite para registrar o momento;
- Aproveite esses momentos para saber como sua criança está entendendo todo esse contexto da pandemia! O escute...seja o adulto brincante!
Na casa do Alef, a mãe Joelma administra sua participação entre videoaulas e propostas complementares do CMEI, o mesmo com a irmã de Alef Pietra (no fundamental), atenção com Giovana (bebê Gigi descobrindo o mundo) e seu irmão mais velho, que Alef chama de Nando e que ontem atingiu a maioridade: parabéns pelos seus 18 anos!
E sabe como as propostas são realizadas?
Pietra compartilha algumas ações com Alef e até Nando entra na brincadeira. Na proposta do circuito Alef, Pietra e Nando realizaram os desafios que construíram e a mamãe filmou. Até o gato da casa participou.
São nas relações que as crianças aprendem e avançam, por isso desejamos dias repletos de interações significativas para todos vocês.
Autor:
Pedagoga Cleonice
|
Fonte:
Família do Alef