ADOTE UMA BONECA

    Publicado por:  Patricia Toneto da Rocha

     Na turma do Pré 1B, os professores Luiz, Andrea,  e Jemmefer viram que as bonecas da sala estavam todas  sem roupinhas, e que estas não eram nada atrativas para as brincadeiras das crianças. Perceberam que era necessário desenvolver um trabalho em relação as mesmas, que ficavam deixadas de lado em todas as brincadeiras. Então para que  isso acontecesse de forma significativa para as crianças, uma certidão de nascimento foi planejada e foi pedido para as crianças que juntamente com suas famílias, cuidassem de uma das bonecas da sala. Nasceu assim o projeto “Adote uma boneca” onde cada criança ficou responsável em levar para casa e cuidar delas, inclusive dar banho e vesti-la com uma linda roupinha. Era necessário que usassem a imaginação para deixa-la agasalhada, inclusive, escolhendo um nome para ela ser registrada pelos pais e avós.

        As famílias embarcaram na brincadeira e teve pai que participou confeccionando a roupinha da boneca com muita criatividade. Teve roupinha feita de meia, comprada em loja, de crochê, roupinha de quando a criança nasceu e diversos acessórios confeccionados com materiais alternativos, um mais interessante do que outro. A certidão de nascimento foi um sucesso na roda de conversa, cada criança junto com a família deu nome e sobrenome, local onde a boneca “nasceu”, data de nascimento, e até quem seria a madrinha de seu novo bebê.

        No dia 25 de maio foi comemorado o dia Nacional da adoção, e como as crianças estavam super envolvidas com suas bonecas, os professores realizaram uma festa para comemorar o dia e conversar sobre o tema da adoção com a turma. Todos entenderam esse ato tão lindo de amor e conseguiram compreender ainda melhor com o projeto.

Agora na sala existe o cantinho das bonecas e todas tem um nome, roupinhas e vários acessórios para a brincadeira. Esse cantinho tornou-se o preferido da turma, pois nossas bonecas realmente ficaram muito lindas!!

Autor: Santa Efigênia, CMEI | Fonte: Andrea Orzoco
00221683.jpg
Adote uma boneca
1/6