Administradora de Página do CAIC BN apresenta relato de pesquisa no II Seminário de pesquisa da SME e participa de Vídeo institucional da Página das Unidades.

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Dia 5 de novembro aconteceu o II Seminário de Tecnologia da SME no Centro de Formação Continuada, organizado pela Gerência de Tecnologia. O evento teve participação de profissionais das escolas de Séries Iniciais, Anos Finais e CMEIS. Antes das trocas de experiências tivemos o lançamento do vídeo institucional da Página das Unidades, com a participação da Secretária de Educação Roberlayne Borges Roballo e da administradora da Página do CAIC BN, Patricia Molina. O vídeo tem o objetivo de destacar a importância do trabalho com a Página da Unidade como instrumento de valorização do trabalho da escola, de comunicação com a comunidade escolar e  ferramenta de preservação da memória de cada escola.

 Na parte da manhã tivemos a palestra do professor da UFPR, Ricardo Antunes de Sá, muito interessante pois lançou luzes sobre as complexas relações entre educação e uso das tecnologias na sociedade contemporânea. Paralelamente no hall de entrada do auditório aconteceu  a mostra de banners com trabalhos de profissionais da rede com o uso das tecnologias.

Durante os relatos, que foram muito enriquecedores tivemos  falas sobre o uso de aplicativos, de sites de localização, netbooks , página das unidades e muitas escolas levaram para o seminário suas experiências de educomunicação, com jornal e informativos via fanpage ou impressos, no sentido de valorizar a relação da escola com a comunidade.

Também foram frequentes os relatos sobre o Jornal Eletrônico Escolar Extra-Extra! , experiências com uso da rádio, linguagem de programação na construção de jogos, cinema  e experiências emocionantes em que as tecnologias foram ferramentas para trabalhar a prevenção ao bullyng nas escolas.

O Seminário também foi acompanhado pelo diretor do CAIC BN Pedro Rodrigo de Andrade que estava atento aos relatos de como as escolas municipais estão usando a tecnologia como uma ferramenta de comunicação com a comunidade escolar.

Na parte da tarde tivemos mais relatos de experiências, inclusive da administradora da Página do CAIC BN, Patricia Molina “ a educomunicação pode ser uma forma de aproximar o fazer pedagógico da escola com a comunidade parabéns professores educomunicadores e um grande obrigada a todos os meus colegas professores que junto conosco tem a generosidade de compartilharem seu trabalho é fazê- lo ganhar asas nessa janela para o mundo que é a cibercultura” colocou a professora.

O Seminário, que está seu segundo ano, mostrou que ainda há muito a fazer e que apesar das dificuldades e resistências esse é um trabalho de fundamental importância para a escola!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00091576.jpg
seminário
1/14