Adaptação inserção da criança no espaço educativo

Publicado por:  Izabel Gaia de Souza

Adaptação inserção da criança no espaço educativo

Segundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, volume 2, quando a criança ingressa nas instituições educacionais, ocorre um período de adaptação, em que ela fica vários dias e horas distante do ambiente familiar. Esse afastamento pode causar-lhe ansiedade, pois poderá significar a separação do seu cuidador primário, o que representava até então prazer, segurança e proteção. Por outro lado, entrará num ambiente novo, onde conviverá com outras crianças e adultos que cumprirão funções complementares aos da sua família.

A adaptação é um processo de familiarização entre a criança e o professor, pois é uma situação nova para cada um deles. Este é um período importante para se estabelecer novos vínculos afetivos fora da convivência familiar, onde a criança vai se acostumando gradativamente com o espaço e a nova rotina.

No CMEI para facilitar este processo a equipe planejou vários momentos, como: reunião com as famíliaspara apresentação do espaço e do funcionamento da unidade, integração entre as famílias e tira dúvidas, adaptação ao espaço com a permanência da família na unidade, planejamento de atividades diferenciadas, uso do objeto de apego, ampliação gradativa do tempo de permanência na unidade, atividades de integração entre as crianças da famíliae que estão na unidade, foto com membros da família, entre outros.

Autor: Independência, CMEI | Fonte: PPP CMEI Independência
adaptção