ACONTECEU NO CLAUDIO ABRAMO...

    Publicado por:  Tania Bernadete Scopel Barcelino

NOS DIAS 06 E 07 DE ABRIL O GOC, GRUPO DE OPERAÇÕES COM CÃES, ESTEVE EM NOSSA ESCOLA PARA PALESTRAS EDUCATIVAS DA GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA.

A EQUIPE CONTAVA COM OS GUARDAS MUNICIPAIS: ADRIANO, FÁTIMA E AYSHA UMA BORDER COLLIE DE UM ANO QUE PASSOU  POR TREINAMENTO PARA ESTAR NO PROJETO CÃO AMIGO, EM CMEIS E ESCOLAS DO MUNICÍPIO. TODA A COMUNIDADE ESCOLAR FICOU ENCANTADA COM A PALESTRA DA GM FÁTIMA E A APRESENTAÇÃO DA  AYSHA!

DURANTE A APRESENTAÇÃO A GM FÁTIMA NOS ENSINOU SOBRE OS TRÊS “Cs” = CUIDADO, CONVERSA E CIDADANIA. CUIDADO COM SEU CORPO E TAMBÉM COM O USO DA INTERNET. CONVERSAR QUANDO PRECISAR DE AUXÍLIO.

CIDADANIA ONDE TODOS TÊM DIREITOS E DEVERES.

TAMBÉM DESCOBRIMOS QUE SOMOS EXTRAORDINÁRIOS!

DURANTE OS DOIS DIAS DE PALETRAS DO PROJETO, OS ESTUDANTES DO CEI JORNALISTA CLAUDIO ABRAMO SE COMPORTARAM MUITO BEM E A ESCOLA FOI PREMIADA COM TROFÉUS DE EXCELENTE PARTICIPAÇÃO.

ESTUDANTES DO 5ºB E 5ºD

 

EM ENTREVISTA COM AS ESTUDANTES KARLA E SOPHIA DO 5º D, A GM SIMONE DE FÁTIMA LIMA, GENTILMENTE RELATOU QUE ALÉM DE SER GUARDA MUNICIPAL, FAZ PARTE DA EQUIPE DO GRUPO DE OPERAÇÕES COM CÃES HÁ 3 ANOS.

SORRIDENTE, ELA DISSE AMAR O QUE FAZ!

EM INGLÊS K-9 (KEI NINE), O CRIADOR DEU ESSE NOME NOS EUA.

A FÁTIMA RELATOU QUE OS CÃES SÃO OBSERVADOS DESDE PEQUENOS, E OS QUE TEM POTENCIAL SÃO TREINADOS.  RECEBEM PETISCOS COMO ESTÍMULO PARA REALIZAREM CORRETAMENTE OS COMANDOS EM ALEMÃO, POR SEREM MAIS CURTOS QUE EM PORTUGUÊS.

RELATOU QUE OS CÃES SÃO MUITO BEM CUIDADOS, A AYSHA, POR EXEMPLO, FOI ADOTADA COM 50 DIAS EM MAIO DE 2021 E VAI SEMPRE AO DENTISTA. CONTA TAMBÉM QUE, A  AYSHA OBEDECE A 20 COMANDOS, ENTRE ELES: FAZ PISTA DE OBSTÁCULOS COM FACILIDADE, ENCONTRA OBJETOS E PESSOAS.

QUANDO OS CÃES FICAM VELHINHOS, ELES SE APOSENTAM. ISTO OCORRE AOS 8 ANOS DE IDADE.

ELA NOS CONTOU QUE A AYSHA IRÁ PARA A CASA DELA QUANDO ISSO ACONTECER.

O NOME “AYSHA” TEM ORIGEM ÁRABE E SIGNIFICA “CHEIA DE VIDA”.

CMEIS E ESCOLAS INTERESSADOS NO PROJETO CÃO AMIGO DEVEM ENVIAR E-MAIL PARA CAOAMIGO@CURITIBA.PR.GOV.BR.

 

Mulher com computador portátil

Descrição gerada automaticamente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição da entrevista feita pela estudante Sophia
Koslovski Ram
os do 5º ano D, no Laboratório de
Informática do CEICA.

 

 

Autor: ESTUDANTES DO 5ºB E 5ºD | Fonte: CEI JORNALISTA CLAUDIO ABRAMO
00339901.jpg
CÃO AMIGO
1/21