Acolhimento: afeto, família e companheirismo! É hora de voltar ao CMEI!

    Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

A participação é o valor e a estratégia que qualifica a maneira das crianças, educadores e das famílias de fazerem parte do processo educativo; é o instrumento educativo construído e vivido no encontro e na relação dia após dia. 

Dessa forma, acreditamos que o protagonismo compartilhado entre crianças, profissionais da unidade educacional e familiares é o que alimenta o trabalho de um Centro Municipal de Educação Infantil, pois somente alimentando sentimentos e a cultura de solidariedade, responsabilidade e inclusão seremos capazes de produzir mudanças em nossa realidade.

No período de acolhimento, antes mesmo de começar o ano letivo, as profissionais da unidade junto à equipe pedagógica pensam e constroem tempos e espaços com o foco na interação entre crianças, experiências significativas e afetividade. Assim, propostas em diversos espaços do CMEI são oportunizadas tendo a criança como o centro.

As famílias são convidadas a fazerem parte desse processo de forma ativa, entrando nas salas para manter um diálogo com as professoras sobre as preferências das crianças, tornando o processo de inserção tranqüilo e estreitando laços com os profissionais que cuidarão de seus filhos durante o ano. Compartilhar a educação da criança com a família é, sobretudo, acolher e envolve-la. As profissionais tem como desafio envolver as famílias para que estejam presentes no cotidiano, participando das decisões e da vida das crianças na instituição educativa. Dessa forma, ao andar pelos corredores da unidade é possível ver os pequenos brincando, interagindo, rindo, cantando, bem como no colo sendo aninhados pelas professoras, de acordo com a peculiaridade de cada criança.

Nessa primeira semana, nosso desafio é conhecer as crianças da melhor forma possível para que durante o ano possamos proporcionar experiências significativas que levem-nas a ampliarem sua autonomia, fazerem descobertas e se desenvolverem de forma integral.  Dentre sorrisos e brincadeiras nossas crianças crescem em um ambiente seguro e acolhedor.

“É imprescindível que famílias e instituições educativas conheçam ambas as suas realidades, para que juntas possam construir, de forma coletiva e dialógica, no cotidiano, o fortalecimento da parceria na educação das crianças.”

 

 

Autor: Tamara J. P. Andrade | Fonte: CMEI Sylvia Orthof, Caderno Princípios PMC
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