Acolher para ressignificar o percurso e refletir sobre a continuidade.

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Na manhã do dia 19/03/2021, recebemos Nadia Opalinski da LêConto, convidada especial e uma grande parceira da unidade, principalmente por ser avó. Contadora de histórias profissional utilizou estratégias  criativas, articulando arte e literatura, encantado e emocionando -nos  com uma linda contação. A grande surpresa para a equipe, foi que a história escolhida referia-se a uma mini história, uma narrativa poética sobre um processo muito significativo de uma criança e familia do CMEI, que foi metainterpretada pelos professores. Processo esse que revela o sentido da docência, a intencionalidade, os processos de escuta, os saberes e a identidade deste grupo, desta instituição.

Nadia fala sobre a emoção ao ler as mini histórias escritas pelo grupo de professores no ano de 2020 e dentre tantas, escolheu a Mini história: Cozinhando em Casa, para presentear a equipe.

"Contando a história do João, eu me emocionei, meus olhos encheram de lágrimas umas duas vezes, me trouxe a memória de quando li pela primeira vez, pois esta pequena história que vocês escreveram, reflete a família, a criança, a infância, o professor, e todo um contexto educacional, que fiquei tão impactada que desejei contar e perguntei se poderia. Foi uma das coisas mais lindas que vi nos últimos tempos, fantástico".

Neste clima afetivo, de acolhimento e de escuta, nossa formação foi pautada pela reflexão sobre esta postura ética de acolher a subjetivação das crianças mesmo em uma ano atípico, de rememorar como a instituição se posiciona, com um gesto constante de querer estar perto, de querer conhecer, de narrar, de querer significar a prática e fazer a escola continuar viva e pulsante.

 

 

Autor: Ana Beatriz Souza Cerqueira | Fonte: CMEI Centro Civico
00288040.jpg
Rememorarar para ressignificando o Percurso
1/6