Acolhendo bem a criança e sua família!

    Publicado por:  Priscila Mariana Krzyzanowski

Quando a criança entra no CMEI, seja pela primeira vez ou depois de um período de férias, ela e a sua família passam por um momento muito delicado, aprender a ficar longe do convívio familiar não é tarefa fácil, por isso o trabalho de acolher bem a criança e sua família deve envolver toda a equipe de profissionais de uma instituição de educação, neste período a rotina é modificada e adaptada para o acolhimento.

No CMEI Miguel Arraes cada ano é diferente, procuramos desenvolver atividades e brincadeiras que a criança se sinta segura e sua família possa voltar para casa ou trabalho com tranqüilidade. Dessa forma, as professoras criaram diversos espaços de brincar, que ajuda no processo de acolhimento e adaptação.

Nesse período procuramos manter as famílias mais tempo dentro da unidade, criando assim um vínculo e superando com mais facilidade esse momento difícil de entrada no CMEI. Quando a família participa da adaptação, ela tem a possibilidade de conhecer e compartilhar o trabalho desenvolvido dentro da unidade.

Devo complementar dizendo que o trabalho feito pelos nossos profissionais desde as professoras, diretora, pedagoga, agente administrativo, profissionais de limpeza e alimentação estão sendo fundamentais nesse processo de acolhimento.

Autor: Miguel Arraes, CMEI | Fonte: Priscila Mariana
00057167.jpg
Acolhimento
1/3