Ações pedagógicas - 25 a 29 de junho de 2018

    Publicado por:  Andrieli Amaral Vieira

Finalizando a última semana do mês de junho, as pedagogas da Regional Tatuquara dedicaram-se a inúmeras ações formativas com as unidades. No dia 25/06 foi realizada reunião com as pedagogas das escolas onde as reflexões se voltaram para a qualificação de um dos instrumentos de avaliação que é o Portfólio. Com base nos documentos da SME e referenciais teóricos foram elaborados critérios para elaboração e acompanhamento deste instrumento, possibilitando às pedagogas ampliarem o olhar para organização dessa documentação pedagógica.

Na sequência das ações, dia 26/07, o Encontro de Formação aconteceu com os diretores e pedagogos dos CMEIs. Durante o encontro o grupo refletiu sobre os planejamentos realizados no mês de maio em pequenos grupos, com base na devolutiva coletiva realizada pela equipe do núcleo e sobre os critérios necessários para o registro do planejamento na Educação Infantil. Para enriquecer o encontro o CMEI Fani Lerner contribuiu com um relato de experiências compartilhando como acontece o planejamento nos momentos de Integração, com base nas experiências de aprender. Foi muito produtivo.

Para finalizar os encontros de formação foram realizadas, no dia 28/06, as ações com os professores de Educação Infantil (E.I.) das escolas e as pedagogas referência. As reflexões pautaram-se sobre o planejamento na E.I. considerando as condições para a experiência de aprender. O estudo do texto “A experiência de aprender na Educação Infantil”, de Silvana Augusto, (Salto para o Futuro, Boletim 9, junho de 2013) possibilitou a compreensão sobre os conceitos de vivência e experiência, bem como a importância de considerar no planejamento: interação, diversidade e continuidade. Os profissionais participaram de situações homologas considerando os direitos de aprendizagem e os eixos: Interações e Brincadeira.

Além disso, nos dias 25, 26, 28 e 29/06, ocorreu o curso Integrando Saberes: aproximações entre Língua Portuguesa e Matemática, destinado aos professores, do 1º ao 5ºª anos. O tema abordado em língua portuguesa foi a produção de textos e em matemática, a elaboração de problemas.

Semana produtiva com os objetivos pedagógicos alcançados. Viva a educação, Viva Curitiba, Viva o Tatuquara!

Autor: NRE Tatuquara | Fonte: NRE/TQ
00180332.jpg
Formação Educação Infantil - Escolas
1/6