Ações de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Publicado por:  Carla Hoffmann Dias

Neste mês de novembro, realizamos algumas ações de transição para tornar a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental mais tranquila para nossas crianças.

Em um primeiro momento, nossas turmas de Pré II, convidaram uma turma de Pré da Escola Municipal Francisco Frischmann para participar do momento de integração para o brincar. Foi uma manhã de muita brincadeira, onde as crianças do CMEI puderam mostrar cada espaço e propostas que poderiam explorar e de que formas poderiam se divertir. Uma das crianças que veio até o CMEI, foi o Yuri. Ele frequentava nossa turma de Pré no ano passado e, este ano, começou a frequentar a Educação Infantil da escola. Ele foi um dos anfitriões do dia e pôde matar um pouco da saudade que sentia do CMEI e dos amigos que continuavam lá. Ficou muito feliz em saber que ano que vem poderão estudar juntos novamente no 1º ano.

Em um segundo momento, levamos as turmas de Pré II e alguns familiares para conhecer a Escola Municipal Francisco Frischmann e conversar com uma turma de 1º ano. Muitas são as expectativas e dúvidas das crianças em relação a esta nova etapa na vida deles. Durante a conversa com as crianças do 1º ano, realizaram vários questionamentos, como:

• Tem um carrinho do Homem-Aranha?
  • Tem brinquedos?
  • Tem casinha de boneca?
  • Tem escorregador?
  • Tem cadeira e mesa?
  • Aonde guarda a mochila?
  • Tem carrinhos da hotwheells e pecinhas?
  • Na areia, as crianças brincam com baldinho e fazem bolinho de chocolate?
  • Tem robô de brinquedo e massinha?

Agradecemos a forma que fomos acolhidos, pelo carinho de toda a equipe da escola, em especial à turma do 1º ano e também a pedagoga Bernadete, que gentilmente nos conduziu em um tour por toda a escola. Foi muito importante para nossas crianças conhecerem os diferentes espaços onde tiveram a oportunidade de interagirem com as crianças do 1º ano, de uma forma descontraída, com a proposta das professoras de Educação Física, utilizando música, imagem e movimento. Voltamos com uma ótima impressão da escola e equipe.

Ao retornar ao CMEI, algumas crianças comentaram o que mais gostaram na visita:

Nicolas: “Eu gostei da música e das decorações do refeitório, eu achei tudo muito lindo!”

Izabela: “Eu gostei de dançar com minha amiga nova, ela é tão legal!”

Cristopher: “Eu gostei do banheiro, tinha um lugar de subir. Eu subi e me vi no espelho.”

Lucas: “Eu gostei dos movimentos da música!”

Thayana (sorriu ao contar): “Gostei de girar, assim oh (girando), com a amiguinha do 1º ano.”

Henry Kauê: “Eu gostei de dançar com o piazinho e eu gostei de mais de uma coisa: de ver minha mãe quando eu passei.”

Isabelly: “Gostei de dançar com a menininha... e as paredes pareciam ser de chocolate, pensei que fosse de comer.”

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: EPA e Pré II
00197285.jpg