Ações de combate à Dengue

    Publicado por:  Cintia Coraiola

Quem transmite a doença é a fêmea do Aedes aegypti, que tem aproximadamente o tamanho de um grão de arroz e vive em média 45 dias.

Sua reprodução ocorre em água limpa e parada e o ciclo começa quando a fêmea deposita ovos perto da água.

Estas e outras descobertas foram feitas pelas crianças das turminhas dos prés, ao recebermos a visita de um técnico do Distrito Sanitário do Portão para verificar possíveis focos do mosquito da dengue no CMEI. Ele estava vasculhando a região que infelizmente apresentou vários locais com larvas e água parada na vizinhança.

Nasceu assim, a curiosidade de saber como é o ciclo do mosquito e como podemos fazer nossa parte para combatê-lo. As crianças fizeram desenhos, investigaram nos pneus e vasos no CMEI procurando água parada. Assistiram a videos educativos e aprenderam sobre os sintomas da doença e como não tornar a casa e o CMEI locais propícios para a criação do  mosquito da dengue.

No dia 10 de agosto, agentes da equipe de Endemia do Distrito Sanitário vieram até ao CMEI para mostrar larvas, pupas e mosquitos da dengue e maravilharam as crianças com tanto conhecimento. Temos agora, agentes mirins no combate à dengue e no movimento CURITIBA SEM MOSQUITO!

 

Autor: CINTIA BEATRIZ CORAIOLA | Fonte: CMEI COLOMBO
00367781.jpg
A visita que que fez a curiosidade nascer
1/8