Ações da Rede de Proteção na Regional Bairro Novo

    Publicado por:  Suelen Cristina Mira Rosa

A Rede de Proteção atua junto às Unidades com pautas formativas “in locu”, as quais são realizadas de acordo com a realidade de cada Unidade, este movimento da Rede faz com que as Unidades sanem as dúvidas, bem como podemos visualizar as crianças que fazem parte da Rede de Proteção na própria Unidade. Não podemos esquecer que a Rede de Proteção trabalha na prevenção, por isso este movimento é de suma importância. Para nós enquanto Rede (Educação), o fato de estar mais próximo da Unidade percebemos que houve melhora em relação ao preenchimento de Notificações Obrigatórias e também os Relatórios.

Em outubro realizamos formação para todas as Unidades em formato presencial referente a Notificação Obrigatória com todas as políticas que abrangem a Rede de Proteção do Bairro Novo (EDUCAÇÃO, FAS e SAÚDE).

Foi realizada do dia 20 de outubro a ação do OUTUBRO ROSA, com todas as Políticas da Rede de Proteção, tal ação, a Rede passou em todas as Secretarias orientando e conscientizando para a prevenção ao câncer de mama e entregando uma singela lembrança, além das secretarias da Rua da Cidadania do Bairro Novo, também foi passado no Distrito Sanitário da nossa Regional.

Durante o ano também realizamos a Escola de Pais, houveram 06 encontros com temáticas bastante reflexivas e significativas para a Comunidade Escolar, estes encontros aconteceram com a parceria da CEFAR (Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção) e também contamos com a parceria da Regional do Portão com as representantes da Rede de Proteção da mesma.

Este ano a SME iniciou o Programa “Órfãos da Covid” o qual atende estudantes/crianças das Unidades Educacionais que perderam entes para o Coronavírus. Este Programa foi maravilhoso e significativo para todos, por ser acolhedor tanto para os estudantes/crianças, quanto para nós enquanto Profissionais da Educação e também para as famílias dos mesmos perceberem que não estão sozinhos, e que para a Rede Municipal de Ensino nossos Curitibinhas são protagonistas e merecem toda a atenção. Como nossa Secretária mencionou em uma das entrevistas referentes ao Programa: “Muitas vezes quem veio a óbito é quem cuidava, quem orientava as crianças nos estudos. E com dor você não aprende”. E realmente é isso que este programa proporcionou, por meio da dor das famílias, nós enquanto profissionais da Educação tivemos o privilégio de atender e acolher a estas famílias, as quais só elogiaram e agradeceram por este movimento. Ouvimos relatos como

  • “Meu filho ama vir aqui”;
  • “Agradeço a SME por estar proporcionando isso para meu filho”;
  • “Programa maravilhoso e muito bom para as minhas sobrinhas”, dentre outros.
Autor: NRE Bairro Novo | Fonte: NRE Bairro Novo
00321050.jpg
NRE Bairro Novo
1/14