Acessibilidade

    Publicado por:  Gloria Catarina Rodrigues da Silva Boni

No projeto desenvolvido este ano na escola: "Nossa história já começou: atitudes de hoje são memórias do amanhã", diferentes temas estão sendo abordados. Dentre eles, a acessibilidade.

Com a parceria de uma amiga da escola, Hellen Hamada, os alunos tiveram a oportunidade em conhecer como pessoas com limitação ou perda da funções básicas do olho e do sistema visual, fazem para ter as mesmas condições de acesso e conhecimento.

Por meio de palestra e relato de experiências aprenderam que a tecnologia contribui para a acessibilidade. Com aplicativos de voz deficientes visuais podem utilizar equipamentos como o celular e computadores, por exemplo.

Com o Braille,  um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, é possível conhecer as histórias dos livros e comunicar-se.

E fazer contas? As crianças ficaram bem curiosas em conhecer o Soroban, um sistema tátil, criado e muito utilizado no Japão para realizar cálculos. Pessoas cegas ou com baixa visão podem valer-se deste instrumento e facilitar seu dia-a-dia.

Dançar, fazer teatro, esportes, música, tudo é possível quando adaptado as necessidades de cada um.

Foram muitas perguntas. Os alunos participaram com entusiasmo da palestra  e apresentaram a escola a esta pessoa muito especial, que dispôs um pouco de seu tempo à compartilhar experiências com nossos alunos e possibilitar novos aprendizados.

Autor: CEI Bela Vista do Paraíso, EM | Fonte: CEI Bela Vista do Paraíso, EM
00185282.jpg
Acessibilidade
1/14