Acessibilidade na Prática

    Publicado por:  Stela Maris Rocha Cleto

No mês de abril a professora de Literatura Michele Coelho trabalhou com os alunos dos 5 anos o tema: “Acessibilidade”. Para introduzir o tema a professora discutiu o conceito de acessibilidade com os alunos para um melhor entendimento e para desconstruir o pré conceito em relação a pessoas portadoras de necessidades especiais.

A partir do gênero textual HQ do autor Mauricio de Souza, a professora mostrou a história do personagem Luca que é um cadeirante e que tem dificuldades em se locomover pela escola porque esta não é adaptada. A partir desta discussão os alunos foram convidados a refletirem sobre a própria escola. Se esta está ou não adaptada para atender alunos com alguma necessidade especial.

Para finalizar o trabalho os alunos vivenciaram por alguns minutos a sensação de ser deficiente visual. Um aluno era o guia e o outro fez o papel de aluno com deficiência. Depois estes mesmos alunos trocaram de lugar. Esta vivencia permitiu que refletissem sobre a importância da cidadania e também a importância de acessibilidades das pessoas com alguma deficiência especial.

 

Autor: CEI Francisco Klemtz, EM | Fonte: Michele Coelho