O acolhimento é um direito da criança e de todos, que desperta o sentimento de pertencimento. Quando nos sentimos pertencentes a um lugar, vivemos a liberdade para criar, pensar e se expressar. O diálogo e a escuta são os alicerces para as várias formas de acolher. Mesmo diante dos desafios e limites deste momento, estamos reaprendendo novos modos de estar com o outro: sorrisos, olhares, palavras, tons de voz fazem a diferença na maneira como nos relacionamos. Durante o período de isolamento social, enfrentamos e ainda estamos enfrentando inúmeras adversidades, mas também constatamos o quanto a natureza humana é potente na sua capacidade de superar e se reinventar. Na Educação Infantil, houve a necessidade de se preservar as relações, valorizando ainda mais a aproximação e a articulação com as famílias.
Pensando em acolher as crianças e as suas famílias a equipe do CMEI Arnaldo Agenor Bertone realizou uma ação educativa por meio de vídeoconferência para conversar com as nossas crianças e familiares. Durante a semana de 26 a 29 de abril no período da tarde aconteceu reunião online para uma conversa descontraída, onde as crianças puderam matar a saudade dos amigos, das professoras e estar batendo um papo. A diretora Raqueli apresentou as professoras e as pedagogas. Também falou que o CMEI está de aniversário (9 anos). As crianças mostraram entusiasmo dando sugestões para a próxima festa de aniversário e ao final todos cantaram parabéns e sopraram as velinhas. As professoras fizeram com muito carinho bolo fake para esse momento tão especial. As crianças interagiram com os colegas, as professoras e com todos que estavam ali. Teve criança que cantou, mostrou a bicicleta, enfim, elas apreciaram muito este momento de confraternização.
Nesse momento que estamos vivendo o acolhimento e a empatia para com as nossas crianças e familiares possibilitam o fortalecimento de vínculos afetivos tão essenciais para todos nós.
Autor:
Heloise Helena Lemes
|
Fonte:
CMEI ARNALDO AGENOR BERTONE