Acalantos de além-mar

    Publicado por:  Leticia Raduy Lemos

"Assim como as parlendas, acalantos são expressões que podem favorecer o surgimento de vínculos de confiança entre adultos e crianças. Na escola de educação infantil, por exemplo, esses bens da tradição oral podem ser aproveitados nas interações entre profissionais e alunos. Quando manipula o corpo de um bebê para cuidar de sua higiene, trocar sua fralda ou para adormecê-lo, a educadora vive um momento privilegiado, em que se pode estar a sós com a criança. Mas em função da quantidade de vezes que isso ocorre num único dia e devido ao grande número de alunos numa única turma, esses significados cuidados correm risco de acontecerem por meio de ação mecanizada, em que o laço afetivo se esvai.

É aí que as canções e as parlendas podem favorecer um contato mais sensível e significativo. Quando um adulto canta para uma criança, uma ligação entre os dois se estabelece. Entregues à sincronia rítmica das palavras e melodias, os corpos se percebem, por vezes sem embalam juntos e os olhares comumente se encontram. Inúmeras interações podem surgir inspiradas no que diz a letra da música. Gestos, sensações, sentimentos e intenções são ressignificados por meio da brincadeira que é impulsionada pelo ritmo e pelo jogo de palavras. A comunicação se abre, o repertório oral de amplia e a relação é permeada por referências afetivas, gerando cumplicidade entre ambos."

Nélio Spréa

Neste clima musical foi o passeio das duas turmas da pré-escola ao Teatro Paiol para assistir ao espetáculo "Acalantos de além-mar" no dia 9 de setembro.

Autor: Curitiba, CMEI | Fonte: Equipe Pedagógico Administrativa
00081812.jpg
Acalantos
1/13