Abril no Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo

    Publicado por:  Suelen Cristina Mira Rosa

O mês de abril chegou ao fim, mas foi recheado de muitas possibilidades no Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo.

A equipe de Pedagogas de Referência esteve em assessoramento on-line contínuo com as Unidades Educacionais e realizou o “Fórum Permanente da Educação Infantil” com os pedagogos e diretores de CMEIs.

As alfabetizadoras de matemática organizaram encontros com professoras e pedagogas de unidades escolares, conversando sobre diferentes encaminhamentos metodológicos, o ensino do Sistema de Numeração Decimal, as metodologias de ensino envolvendo a divisão, o trabalho com resolução de problemas, números e operações e outros. As alfabetizadoras de língua portuguesa estiveram realizando estudos e formações, participando de reuniões com as equipes pedagógicas e criando desafios para a Semana de Língua Portuguesa. Paralelamente, as duas equipes envolveram-se na elaboração das vídeoaulas para a TV Escola Curitiba. Seguem com muito estudo, pesquisa e compartilhamento de ideias, com vistas à qualidade do ensino e a promoção da educação ao alcance de todos os estudantes.

Pensando no acolhimento as famílias e crianças/estudantes que perderam familiares para a COVID 19, a Rede de Proteção, com orientação da Secretaria Municipal da Educação, realizou atendimento a tais famílias da regional Bairro Novo. Também garantiu que os estudantes possam assistir as videoaulas, com a entrega de TV e conversor à família.

O mês de abril é um marco em relação à conscientização do Autismo. Pensando nisso, a equipe do DIAEE se reuniu com os gestores das unidades e equipe do DIAEE central para falar de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de outras condições que oportunizam a inclusão escolar. Como disse Paulo Freire “aprendemos com as diferenças e não com as igualdades”. As oportunidades de aprendizado com a inclusão foram intensas durante esse mês e continuarão nos próximos.

O Programa Linhas do Conhecimento esteve realizando pesquisas para a elaboração de um e-book sobre a Rua da Cidadania do Bairro Novo, por meio de entrevistas e conversas com servidores que trabalharam ao longo dos anos no local, em especial com Elci Dulce Sfreddo, ex administradora da Rua da Cidadania. Também realizou a gravação de aulas para a TV Escola Curitiba, com a proposta “Futebol em Curitiba”.

O Programa Conhecer para Prevenir (CPP) realizou encontros virtuais com algumas unidades da regional, visando à preparação dos funcionários para situações de emergência, repassando protocolos (incêndio, invasão, tiroteio, enxame de abelhas e outros) e esclarecendo dúvidas dos servidores. A ação terá continuidade durante o mês de Maio, atendendo outras unidades educacionais.

Entre todas as ações já mencionadas, podemos destacar ainda: reunião com os diretores das unidades, encontro para diálogo referente à V Bienal de Arte e Educação, drive thru para entrega de kits higiene e limpeza aos diretores de escolas e cmeis, escola de pais, reuniões formativas com a equipe multidisciplinar do núcleo, encaminhamento de matrículas, auxílio na efetivação do cadastro on-line, orientações quanto ao SERE e muitas obras e reparos em nossas Unidades Educacionais.

Autor: NRE Bairro Novo | Fonte: NRE Bairro Novo
00293846.jpg
NRE Bairro Novo
1/20