Abraços e amigos

    Publicado por:  Nair Terezinha Konzen Correa

             Ao pensar em direitos da criança o “Direito ao amor e a compreensão por parte dos pais e da sociedade” seja um dos mais importantes. E quando pensamos em sociedade podemos relacionar com as amizades entre eles, pertencentes a esta sociedade. Amizade sinal de afeto entre pessoas, sendo que algumas são construídas na infância e perduram a vida toda. Neste sentido a turma do PRÉ I apresentou a proposta “Abraços e amigos”. O conceito apresentado abaixo pode bem definir o que foi a proposto.

“Afetividade é a demonstração de um sentimento de querer bem, de ter carinho ou cuidado com outro alguém. Ela também pode ser considerada responsável por criar laços entre as pessoas... Está relacionada a uma amizade mais querida... A palavra afetividade se deriva dos termos afeto e afetivo. A psicologia se refere a esses fenômenos como qualquer sentimento de paixões, emoções, preocupações, carinho, entre outros.”  https://www.meusdicionarios.com.br/afetividade    

           Esta foi a tônica do trabalho. Conversamos bastante sobre amigos e sobre o carinho e atenção que devemos ter por eles. Valorizamos estas atitudes com as crianças para que realmente criem laços de amizade profundos, pois, fazem um bem enorme e revigoram os sentimentos da alma por saberem que tem alguém junto delas para compartilhar suas vivências.

            O abraço é um gesto de puro afeto, é um brinde a amizade. Não importa o momento em que o recebemos. Alegria ou tristeza. A Layla assim definiu o abraço: “abraço é amor.... carinho e amor...Quando não tem dinheiro para comprar (referindo-se à presente) dá outra coisa: abraço, aperto de mão e beijo”. Mostrando que o material não é tão importante e sim o amor, o respeito entre as pessoas. O Natan também lembrou do “abraço de urso”, bem aconchegante e apertado, envolto de sentimentos bons que passam uma paz enorme e a gratidão por sentir se amado. Como representa bem a frase da canção cantado pelo grupo, Jota Quest, “o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”

 

Autor: Campo Alto, CMEI | Fonte: professoras: Nair, Noemi e Elaine
00240977.jpg
Abraço
1/15