Abelhas sem ferrão

    Publicado por:  Lais Regina da Silva Pereira Oliveira

Estamos na primavera, a estação mais bonita do ano, com ela vem a variedade de flores de diferentes cores e perfumes que deixam as ruas, campos, jardins e parques com aspecto mais alegre. Nesse período específico há mudança no comportamento de animais polinizadores como os beija-flores e as abelhas, devido ao florescimento de algumas espécies. Esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais. As abelhas, por exemplo, aproveitam essa estação para fazerem a enxameação que consiste na saída de parte das abelhas de uma colônia para formarem uma nova colônia, noutro local. Nesse contexto colorido e cheio de vida, a turma do Pré Único A do CMEI Santa Efigênia, teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre os hábitos e a importância das abelhas na natureza.

O trabalho com as abelhas sem ferrão iniciou com momentos de conversa na sala de referência. As crianças observaram fotos e vídeos sobre as abelhas nativas sem ferrão e lhes explicamos sobre a importância desse inseto para a manutenção de diferentes plantações, polinização e fecundação de sementes. A Professora Regiane trouxe um pequeno favo de mel e as crianças puderam observar e também experimentar o mel que tinha nele. Cantamos e dançamos a música “A Abelhinha”, exploramos a história Abelha Abelhuda, de Heliana Barriga e o Livro Abelhas: prazer em tê-las – EMBRAPA. Na exploração do espaço do CMEI, as crianças observaram que temos muitas árvores, o que será muito importante para colocarmos as iscas, mas que não temos flores suficente em no jardim para ajudar a atrair as abelhas sem ferrão, então, decidimos juntos plantar girassóis em torno da grade do CMEI e formar um belo jardim. Assim, cada criança plantou seu girassol, colocando sua identificação e uma demarcação com o título “Guardiões das Abelhas”. A turma também plantou ervas aromáticas como:  manjericão, arrudas e melissa. Deixamos que as crianças realizassem desenhos imaginativos de abelhas e flores e está sendo construído um diário, onde cada criança irá marcar o dia e representar, por meio do seu desenho todo esse processo.

Em 2019 tinha sido instalado uma isca no pátio do CMEI, pudemos então mostrar para as  crianças como foi feita a isca e explicamos que não foi obtido sucesso na época, mas que agora construiremos juntos várias iscas novas dentro do CMEI.

Essa experiência está sendo bastante significativa, trouxe conscientização sobre a importância das abelhas sem ferrão e a necessidade de  sua conservação, por isso, seguimos  empolgados e ansiosos para a captura dessas abelhinhas. Começamos então a construção das  iscas e espalhamos pelo nosso jardim, com todo esse empenho da turma do PRÉ Único A, temos a certeza que nosso objetivo será realizado com sucesso.

Os pequenos Guardiões das Abelhas  se empenharam  na construção de um jardim para o CMEI, em um dos  momentos de conversa, tínhamos decidido o melhor espaço dentro da unidade para plantar e instalar as iscas. O Espaço escolhido foi os fundos do CMEI, onde temos algumas árvores e dentre elas uma frutífera, a Pitangueira, nesse espaço também há sombra, mas não deixa de ter a presença do astro rei.

 A participação das famílias foi fundamental para a construção do  jardim,  nos enviaram  garrafas pet  para as iscas e nos doaram várias mudas de flores e ervas aromáticas ,  pneus para montar os canteiros, auxiliamos então as crianças na plantação das mudas de:  Antúrios, Beijo, Flor de Mel, Arrudas, Manjericões, Crisântemos...A turma do pré único A, se divertiu na construção das iscas, mostraram-se ansiosos para esse momento, todos queriam ajudar, então, nós professoras proporcionamos essa experiência a todos, cada um fez uma parte, alguns colocaram  o atrativo, outros encaparam a garrafa  e assim conseguimos fazer as iscas. No dia da instalação das iscas, os nossos “Guardiões das Abelhas sem Ferrão” estavam eufóricos na expectativa da chegada das abelhas.

Com o jardim de Mel pronto  a observação da isca é realizada diariamente e nesse momento também observamos as flores, se estão bem ou precisando  ser regadas e as crianças não medem esforços para esse trabalho, com a construção finalizada e manutenção diária , é hora de  esperar pela captura das nossas abelhinhas sem ferrão.

Autor: Profª Laís, Monique e Regiane Moro - Pré único A | Fonte: CMEI SANTA EFIGÊNIA
00322556.png
FOTOS
1/11