A vida pulsa no brincar das crianças no CMEI Vila Osternack. #curitibrincar

    Publicado por:  Miriam dos Santos de Lima

Na semana de 21 à 29 de maio aconteceu a semana do brincar, momento para chamar a atenção de todos para a importância que tem o brincar na vida das crianças. #curitibrincar

            Por meio das brincadeiras as crianças aprendem a conhecer e viver o mundo a sua volta, enfrentando desafios, sendo personagens, enfrentando seus medos, aprendendo regras, sendo companheiros entre outros benefícios com muita alegria e de sorriso largo.

            O currículo da Educação Infantil de Curitiba traz a seguinte definição do direito de brincar:

 

“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.” (Curitiba, 2020, pg 70)

 

            Todos os dias no CMEI Vila Osternack as crianças brincam e brincam muito, as professoras usam a brincadeira como ferramenta principal no processo de ensino, levam a sério o brincar, pois a intencionalidade torna mais rica essa experiência.

            Em alguns momentos convidamos as famílias para brincar com suas crianças, essa vivência é maravilhosa, a criança compartilha seu espaço, suas aprendizagens, seus desejos, sendo ela, é o indivíduo mais experiente naquele momento e nas atividades que são realizadas.

            Algumas famílias tiveram a oportunidade de estar no CMEI se divertindo com suas crianças, tornando essa semana mais especial.

Veja um pouquinho de nossa semana nas fotos e vídeos.

             

REFERÊNCIA

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC. Curitiba: SME, 2020.

Autor: Miriam dos Santos de Lima | Fonte: CMEI Vila Osternack
00350152.jpg
ser criança é vencer desafios com alegria.
1/18