A vida é a arte do Encontro!

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

          Hoje é dia de integração, Professora? Pergunta a Lisa e o Mathias quando inicia o dia. Já o Aurélio quer saber se vai brincar com seu Nenê, que fica na sala do Berçário. Essas falas demonstram a importância que a integração tem para as crianças...

         A integração semanal entre todas as turmas do CMEI é registrada no calendário e aguardada com entusiasmo pelas crianças, pois é uma oportunidade de encontrar irmãos, amigos que já não estão na mesma sala, vizinhos, a professora que esteve em ano anterior na turma!! E a integração para os profissionais traz a possibilidade de visualizarem o que “dizem as paredes” para além de sua sala, trocar um bom dia mais atencioso aos parceiros de trabalho e aproveitarem a companhia de todas as crianças e não somente da turma em que está.

           Nessa proposta as crianças transitam livremente pelo CMEI (espaços internos e externos) sob o olhar atento de todos, podendo escolher em qual espaço brincar e com quem. O planejamento desse momento é realizado pelos profissionais que preparam os ambientes e garantem as interações.

          A vida é a arte do Encontro,embora haja tantos desencontros...

Vinícius de Moraes

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Equipe CMEI São Carlos