A vida dos pássaros

    Publicado por:  Rosi Mari Ribeiro Guimarães

A vida dos pássaros

Em uma tarde com muito vento, ao brincar no pátio externo, foi encontrado um pequeno pássaro. Foram iniciados vários argumentos, dúvidas e emoções entre as crianças da turma Pré I B. Percebemos que as crianças se mobilizaram com a situação daquele pequeno passarinho, que, estava no chão, tinha poucas penas e mantinha os olhos fechados. Com olhares investigativos das crianças, eles passaram a observar e concluíram naquele momento, que o passarinho caiu de um ninho. e que foi de cima de uma das árvores que se encontra no local. As crianças, muito emotivas demonstraram solidariedade, através de algumas frases, ideias e gestos, principalmente em enterrá-lo.

­ “Se um bichinho desse vive, eu cuidaria dele!”

 “Coitado dele!”

 “A mãe dele, está triste!”

 As crianças estavam tão impressionadas com o que vivenciaram, que através de desenhos, expressaram seus sentimentos. A partir do interesse das crianças, a cada dia, demos continuidades em saber um pouco mais sobre a vida dos passarinhos. Apresentamos um pequeno ovo, que a professora, encontrou em sua casa, instigando a curiosidade de cada criança, lançando um desafio, em adivinhar de quem é esse ovo?

Foram pesquisados uma lista de nomes dos passarinhos, mencionados pelas crianças através do tablet. Fizemos a impressão de alguns pássaros, e foram observados pelas crianças e exposto em nossa sala, assim como  alguns ovos e ninhos.

Mostramos três tipos de ninhos, como: a da espécie Rolinha, a espécie Japu e João de Barro. Também construímos e comparamos os ninhos feitos pelos passarinhos e por mãos humanas, usando gravetos e argila.

A cada dia nos aventuramos com diversas maneiras de conhecer e homenagear os passarinhos, assim, aprendemos ao escutar algumas músicas, como Papagaio Loiro, Sabiá Lá Na Gaiola, e fizemos a leitura do livro O Pardal Aflito. Como as crianças aprendem brincando para se divertir muito mais, foram confeccionados um jogo, onde as crianças deram o nome de Papa Ovo, usando dois ninhos, 1 dado e ovos feitos de bolinhas papéis. Tivemos a oportunidade de conhecer uma planta que se parece com um pássaro, que é chamada popularmente  como Ave- do- Paraíso e a partir dessa nova descoberta fizeram desenho de observação. Ficamos felizes, pois percebemos que nosso projeto repercutiu pelo CMEI e até em casa envolvendo as famílias, onde recebemos materiais como, cascas de ovos de passarinhos encontras pelas crianças de outras turmas, ninhos trazidos pelos pais, contribuindo para nossas investigações e descobertas. As crianças analisaram e observaram com muito detalhes através de lupas, dentro dos ovos e também diferentes penas de aves, encontrada no dia a dia. Presenciamos e observamos o cotidiano dos Quero- Queros, e seu filhote. As crianças conheceram sobre a história da lenda da Gralha Azul, que também é a mascote do programa Curitibinhas na Inclusão, Bullying Não!  

As crianças até o momento, perceberam o quanto as aves são importantes para o meio ambiente, desenvolvendo importante papel para a natureza!  Assim apresentamos e compartilhamos um pouco de nossas descobertas e algumas experiências vivenciadas, sabendo que ainda temos muito a descobrir.

 

 

 

  

Autor: Professoras Janaina M, Sidneia N. e Deyse Q. | Fonte: CMEI Sâo José Operário
00380479.jpg
vida dos pássaros
1/20