A turma do Maternal II, a Comissão de Direitos Humanos e toda equipe do CMEI Dr. Eraldo Kuster apoia a luta contra o câncer de mama e do colo de útero!

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

A Educação pautada em Direitos Humanos leva em consideração as histórias das crianças e das famílias. O acolhimento a criança passa pelo acolhimento a família. A sua vida e história vai para além das paredes da unidade. É necessário um olhar atento para perceber os contextos e assim no tempo oportuno promover ações significativas às crianças e as famílias.

Na turma do Maternal II, a mãe de uma criança está vivendo um momento delicado de tratamento difícil. As professoras da turma, com apoio da Comissão de Direitos Humanos e toda equipe da unidade realizaram ações de acolhimento a criança, à mãezinha e de sensibilização as demais famílias do CMEI.

As professoras, a partir de relatos da criança de que a mãe estava doente e que não tinha cabelos realizaram rodas de conversa com a turma explicando onde fica a mama, local onde o bebê e eles quando pequenos foram amamentados. As professoras explicaram ainda sobre o tratamento médico da mãe da criança que está doente e por isso caíram os cabelos. Na sequência as crianças com a mediação das professoras realizaram um desenho, colocaram laços rosa nos desenhos e construíram a árvore símbolo da Campanha de Prevenção do Câncer. Assim juntas professoras crianças tiraram fotos com um laço rosa e construíram um adorável mural no Hall de entrada do CMEI. Nesse dia as crianças foram para a casa com a importante responsabilidade de falar para a mamãe, a vovó, a titia a ir ao médico para fazer o exame de prevenção.

Aproveitou-se a campanha da Unidade de Saúde Vila Machado que fará a coleta do papanicolau no dia 10/06/2017 e fora confeccionado um folder de orientação sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de útero e enviado convite as mulheres para fazer a coleta do preventivo na Unidade de Saúde Vila Machado.

No dia 05/06 a mãe foi convidada para um café de acolhimento no CMEI. Nesse dia as professoras lindamente se enfeitaram com lenços na cabeça e fora organizado no Hall de entrada uma campanha de arrecadação de lenços e produtos de higiene para o Hospital Evangélico onde a mãe faz tratamento e incentivo à doação de cabelos a Associação das Amigas da Mama.

No entanto, nesse dia a mãe não estava bem, então às professoras do maternal II e a gestora da Unidade foram à casa da mãe com lenços na cabeça; levaram uma cesta de café e presentearam a mãe com lenços e outros presentinhos enviados pelas professoras.

A mãe mesmo não estando bem se sentiu fortalecida e acarinhada pelo apoio das profissionais da unidade.

As histórias das crianças, das famílias são nossas histórias. Ter sensibilidade para acolher essas histórias é essencial nos objetivos de promover uma Educação pautada em Direitos Humanos, contemplando a criança em sua totalidade.

 

 

 

 

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
00141737.jpg
maternal rosa
1/37