Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

A Terra numa caixinha

Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

Os primeiros momentos de aula são essenciais para captar a atenção dos alunos e fazer com que fiquem atentos durante o período em sala. Pensando nisso, a professora Alessandra Frohlich do segundo ano da Escola Municipal Pilarzinho utilizou de um elemento surpresa para instigar os estudantes em um conteúdo de ciências. O que ela fez? Colocou o Planeta Terra dentro de uma caixinha.

Os alunos puderam manusear a miniatura do nosso planeta e ter o primeiro contato com o conteúdo que seria trabalhado. A partir de um momento lúdico, começaram a conhecer a diferença entre os ambientes terrestres e os ambientes aquáticos. A atividade teve como sequência a identificação destes ambientes em imagens levadas pela professora.

Para a Diretora Siméia A. Brasileiro, atividades que partem da diversão são sucessos na certa, pois "os alunos se divertem e experimentam, formulando hipóteses e explorando suas dúvidas, fazendo com que o processo parta deles e não de algo imposto pela professora".

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
00203715.jpg