A Semana de Estudos Pedagógicos (SEP)

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

O “inacabamento do ser humano”  (Paulo Freire) exige dos profissionais que trabalham na formação humana  estudo permanente para acompanhar as constantes transformações e assim atender as expectativas e necessidades dos diferentes contextos.

A Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) é um importante momento de formação em serviço.  Na programação está incluída quatro horas de estudos no interior da própria unidade, em que a equipe analisa o contexto apontando possíveis vulnerabilidades e que necessita de investimento na formação.

O CMEI Dr. Eraldo Kuster  entendendo a importância desse momento, levando em consideração a autonomia de escolher o tema e a docente, realizou uma análise criteriosa, tendo como fio condutor a proposta da Rede e a Lei Maior escolheu o tema Interações e Brincadeiras.

A docente convidada foi a pedagoga Cleonice Serafim que chegou com uma bela proposta não de ensinar novas brincadeiras, enfatizou ela, repertório com certeza as professoras já têm. A docente investiu de forma criativa sobre os diferentes formas de interação e a qualidade das interações. Juntando teoria e prática a Cleonice conduziu a formação inicialmente conceituando e na sequencia proporcionou as professoras situações de interações. No campo da experiência elas interagiram e se inteiraram, isto é tornaram inteiro o entendimento sobre o significado e importância de proporcionar constantemente as crianças interações de qualidade, porque interagir, compartilhar as crianças sempre dão um jeito. Sendo fundamental o olhar atento da professora (or) para que as crianças compartilhem entre elas, com os adultos, os objetos que circundam o ambiente suas experiências e vivências.

 

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
00155615.jpg
sep
1/6