O “inacabamento do ser humano” (Paulo Freire) exige dos profissionais que trabalham na formação humana estudo permanente para acompanhar as constantes transformações e assim atender as expectativas e necessidades dos diferentes contextos.
A Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) é um importante momento de formação em serviço. Na programação está incluída quatro horas de estudos no interior da própria unidade, em que a equipe analisa o contexto apontando possíveis vulnerabilidades e que necessita de investimento na formação.
O CMEI Dr. Eraldo Kuster entendendo a importância desse momento, levando em consideração a autonomia de escolher o tema e a docente, realizou uma análise criteriosa, tendo como fio condutor a proposta da Rede e a Lei Maior escolheu o tema Interações e Brincadeiras.
A docente convidada foi a pedagoga Cleonice Serafim que chegou com uma bela proposta não de ensinar novas brincadeiras, enfatizou ela, repertório com certeza as professoras já têm. A docente investiu de forma criativa sobre os diferentes formas de interação e a qualidade das interações. Juntando teoria e prática a Cleonice conduziu a formação inicialmente conceituando e na sequencia proporcionou as professoras situações de interações. No campo da experiência elas interagiram e se inteiraram, isto é tornaram inteiro o entendimento sobre o significado e importância de proporcionar constantemente as crianças interações de qualidade, porque interagir, compartilhar as crianças sempre dão um jeito. Sendo fundamental o olhar atento da professora (or) para que as crianças compartilhem entre elas, com os adultos, os objetos que circundam o ambiente suas experiências e vivências.
Autor:
Dr. Eraldo Kuster, CMEI
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Fonte:
Ivete Bussolo