A Rua é da Cidadania, é do cidadão... por menor que ele seja!

    Publicado por:  Karin Cristina Coradin

       Conhecer, explorar, brincar. Estes são apenas três dos direitos das crianças que vem sendo considerados no momento de planejar propostas para as crianças da educação infantil no CMEI Erondy Silvério. As professoras da equipe de permanência levaram as crianças do Pré II para conhecer e aproveitar o espaço livre no pátio externo da Rua da Cidadania. E foi muito divertido pra todo mundo!

       O CMEI fica muito perto da Rua da Cidadania do Tatuquara, que tem um espaço amplo com vão livre, calçadas e bancos de concreto, além de uma área gramada. Foram montados vários espaços com brinquedos e materiais diversos, e cada criança teve a oportunidade de escolher com o que gostaria de brincar. No gramado foi montada uma cabaninha com bonecas, fogão e tecidos. Na calçada, papel, tinta e giz e pincéis foram disponibilizado para que os pequenos pudessem desenhar e pintar à vontade. Além disso, brincadeiras com bolhas de sabão e balões cheios de água também fizeram a alegria da criançada, que aproveitou para se refrescar no forte calor que fazia logo pela manhã. O piso alisado foi excelente para pular corda, correr descalço e até brincar de carrinho de rolimã.

       As crianças desta turma já estavam acostumadas a fazer passeios no entorno do CMEI deste o ano passado, e foi muito tranquilo levá-los a um lugar que fica um pouquinho mais longe. Tivemos o apoio das pedagogas do Núcleo e também da guarda municipal, acompanhando crianças e professoras para ir e voltar até a Rua da Cidadania. Outros profissionais do Núcleo também vieram observar a atividade e participar das brincadeiras.

Autor: Erondy Silvério, CMEI | Fonte: Karin Cristina