Nas aulas de arte do primeiro trimestre, os alunos dos 3º anos A e B estudaram sobre o conceito de paisagem, produções artísticas sobre o tema e representação da paisagem por artistas paranaenses.
Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da linguagem própria na perspectiva de criação artística, foram realizadas várias atividades onde os estudantes puderam exercitar o olhar e a prática do desenho.
Uma das atividades muito apreciada pelos alunos, foi o desenho de observação que foi realizado em duas oportunidades. A primeira feita no ambiente externo da escola com a observação das árvores típicas da nossa região, como a araucária e a palmeira. E no segundo momento as flores foram a inspiração para o desenho. A professora coletou três espécies diferentes de flores e dispôs em um vaso no centro da sala. Depois de observar as características de cada espécie, suas cores, formas e cheiros, as crianças registraram a sua representação desse elemento da natureza.
Estar em contato com a natureza e observar os seus detalhes tornou a aula mais prazerosa e cheia de significado para as crianças. Durante as conversas sobre paisagens, uma das reflexões que foi muito marcante, foi a constatação de que não existem somente paisagens bonitas, pois a paisagem pode ser qualquer local onde nossa visão alcança. As paisagens consideradas “feias” são criadas pela humanidade com a devastação da natureza, com o consumismo exacerbado e com a poluição. As pessoas gostam de quadros de paisagens bonitas, mas frequentemente esquecem que é necessário cuidar da natureza para que elas continuem existindo.
Imagens ------- > 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14
Autor:
Professora Cristiane Martins
|
Fonte:
Turmas dos 3° anos.