A representação da paisagem nas aulas de arte.

    Publicado por:  Marcos Aurelio Cardoso de Lima

Nas aulas de arte do primeiro trimestre, os alunos dos 3º anos A e B estudaram sobre o conceito de paisagem, produções artísticas sobre o tema e representação da paisagem por artistas paranaenses.

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da linguagem própria na perspectiva de criação artística, foram realizadas várias atividades onde os estudantes puderam exercitar o olhar e a prática do desenho.

Uma das atividades muito apreciada pelos alunos, foi o desenho de observação que foi realizado em duas oportunidades. A primeira feita no ambiente externo da escola com a observação das árvores típicas da nossa região, como a araucária e a palmeira. E no segundo momento as flores foram a inspiração para o desenho. A professora coletou três espécies diferentes de flores e dispôs em um vaso no centro da sala. Depois de observar as características de cada espécie, suas cores, formas e cheiros, as crianças registraram a sua representação desse elemento da natureza.

Estar em contato com a natureza e observar os seus detalhes tornou a aula mais prazerosa e cheia de significado para as crianças. Durante as conversas sobre paisagens, uma das reflexões que foi muito marcante, foi a constatação de que não existem somente paisagens bonitas, pois a paisagem pode ser qualquer local onde nossa visão alcança. As paisagens consideradas “feias” são criadas pela humanidade com a devastação da natureza, com o consumismo exacerbado e com a poluição. As pessoas gostam de quadros de paisagens bonitas, mas frequentemente esquecem que é necessário cuidar da natureza para que elas continuem existindo.

 

Imagens      ------- >            1          2         3         4         5        6        7        8        9        10         11        12        13       14

Autor: Professora Cristiane Martins | Fonte: Turmas dos 3° anos.
00409502.jpg
A representação da paisagem nas aulas de arte.
1/1