A relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária.

    Publicado por:  Aline Eluize Cardoso

Ler histórias para as crianças é incitar o imaginário, provocar perguntas e buscar respostas, é despertar grandes e pequenas emoções como rir, chorar, sentir medo e raiva, emoções estas que vêm das histórias ouvidas e lidas. A criança aprende brincando em um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.

Nesse universo imaginário cheio de mistérios e fantasias as turmas do Pré II B e Pré II C visitaram o Bosque do Alemão no dia 08 de agosto percorrendo caminhos cheios de aventura e magias. As crianças foram acompanhadas pelas professoras Aline Eluize Cardoso, Joyce Thalita Ribeiro Alves, Michele Cristina Franco, Maria Peixoto, Cleonice Ribeiro dos Santos, das profissionais de apoio Lidia Pereira e Viviane Pamella, pela diretora da unidade Marcia Fernandes, pela pedagoga Marjane Santoni do Amaral e da Secretária Rosalba Stonoga ao bosque. Com fantasias e adereços de personagens de histórias crianças e profissionais conheceram a Bruxa Beth.... Em sua casa elas ouviram histórias cheias de mistérios e encantamentos. Na ida e na volta ao Bosque do Alemão as crianças percorreram espaços da cidade, como o Parque Barigui, Torre Panorâmica, Museu da Vida, Biblioteca Digital Farol do Saber.... Para encerrar o lindo dia sentamos em rodas para saborear um delicioso lanche.

Juntos, livros, brinquedos e brincadeiras fortalecem ainda mais a construção de novos conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças. A literatura infantil leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que formamos o leitor e o escritor.

Autor: Ciro Frare, CMEI | Fonte: Aline Eluize Cardoso
00233840.jpg
noticias
1/21