A poetisa do Lixo - Conhecendo Efigênia Rolim

Publicado por:  Natasha Carolina de Carvalho

O trecho da poesia de Efigênia Rolim...”Peguei o meu conta-gotas comecei a pingar, pingando uma gota na outra fui até formar o mar”... nos dá a dimensão da função da reciclagem e reutilização de objetos e materiais que foram descartados como lixo.  Nós da comunidade do CMEI Vitória Régia reconhecemos a importância do papel de cada indivíduo para “salvar o planeta” como diz a própria Efigênia. Conhecer um pouco mais da história e do trabalho desta sonhadora permitiu sensibilizar nossa comunidade, em especial as crianças, para o problema tão comum nos dias de hoje, que é a produção do lixo decorrente dos padrões atuais do consumo em nossa sociedade.

Para mobilizar as crianças das turmas do Pré e Maternal III, o grupo levou para a roda de conversa papéis de bala, bombom e presente. As crianças foram levadas a imaginar em que os papéis poderiam se transformar. As crianças conheceram a história da Efigênia e assistiram ao vídeo “Conheça Efigênia, a rainha do papel” do Canal Futura. Em seguida, as crianças realizaram um passeio no entorno do CMEI, onde puderam observar a paisagem natural e cultural e perceber a quantidade de lixo que está presente nas ruas do bairro. Ao retornarem, registraram suas impressões no texto coletivo. Depois as crianças foram desafiadas a vestir as bonecas do CMEI com material alternativo levando-as para casa.

As obras produzidas foram expostas na Regional da CIC, durante a mostra “Curitiba e suas trilhas”. Para abrilhantar esse trabalho, no último sábado, dia 26 de maio, tivemos a honra de sermos visitados pela própria artista, que encantou crianças, pais e profissionais com histórias, que mesclavam suas obras e poesias. Ao final, Efigênia presenteou o CMEI com seu livro “A viagem de Efigênia Rolim nas asas do peixe voador”. O próximo passo será levar a turma do Pré para visitar o atelier da artista.

Autor: Vitória Régia, CMEI | Fonte: Geovane Gomes
Sábado de integração com as famílias