A ordem do CMEI Dr. Eraldo Kuster segue na mais completa harmonia: É Primavera...

    Publicado por:  Josimar de Oliveira Ferreira Santos

A ordem do CMEI Dr. Eraldo Kuster segue na mais completa harmonia: É Primavera...

Sabe aquelas flores que foram buscadas no horto na segunda-feira? Motivadas pela atmosfera da primavera? Essas flores, juntamente com outras mudas doadas pelos avós da Saori e do Enzo, foram plantadas na sexta-feira, pelas crianças, suas professoras e seus familiares.

No entanto, o sol de início de primavera, neste dia deu lugar a uma garoa, que vinha e ia embora. As famílias acostumadas com a variação climática de Curitiba, na dúvida vieram ao CMEI, dispostas a seguir com o planejado. Levando em consideração que driblar o tempo é a nossa especialidade, não iríamos deixar nossas crianças e famílias frustradas. A professora Caroline teve a ideia de pegar os guarda-sóis, que foram utilizados na segunda-feira para proteger as crianças do sol e assim permanecerem mais tempo na área externa, dessa vez foi usado para protegê-las da garoa, no momento do plantio.  O contexto tornou mais significativo ainda às crianças, proporcionaram novas experiências e aprendizagens. 

Logo a garoa foi embora de vez; as crianças então puderam circular pelos ambientes com mais liberdade; instrumentadas com baldinhos, colheres, garfos ou as próprias mãos foram pegando terras, mudas de flores para plantar.

Algumas crianças, especialmente as menores, não gostaram de por a mão na terra e nem nas flores. A Alice Borges até esticava a mãozinha para pegar, mas quando tocava nas flores, ou na terra retirava a mão e passava na barriguinha para limpar.

A experimentação, respeitar este tempo para sentir, explorar e recusar, se assim ela preferir, ou necessitar é nosso papel. O tempo, o interesse, a necessidade, a vontade é da criança, aos adultos cabe a sensibilidade para perceber os sinais que a criança apresenta. A maioria delas, é claro, ficaram o máximo que puderam nas atividades do plantio, encantadas com os momentos experenciados. 

Os capítulos da história vão continuar. As flores já estão trazendo um novo colorido à primavera. Os saberes e experiências das crianças haverão de seguir, regando as plantinhas e acompanhando o seu crescimento e desenvolvimento: das flores e das crianças.  

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
00188942.jpg
plantio de flores
1/51