A oficina "João de Barro - a arte ancestral da cerâmica"

    Publicado por:  Cristiane Aparecida de Paula Pinto

De existência milenar, presente nas mais diversas culturas, a cerâmica traz na sua história a trajetória do próprio desenvolvimento da humanidade. Moldada em torno, formas, ou simplesmente à mão, a cerâmica, desde tempos remotos, deu vazão ao espírito criador do ser humano. Utensílios domésticos, objetos rituais, obras artísticas, peças de submarinos e naves espaciais, são apenas alguns exemplos da transformação da argila em objetos culturais.
A oficina “João de Barro – A Arte Ancestral da Cerâmica” apresenta a importância do trabalho manual, artesanal, resgatando a riqueza dessas atividades, cada vez menos valorizadas. Nesses tempos de hegemonia dos produtos industrializados, torna-se rara a mão, o toque, a sensibilidade. E o trabalho do artesão, sempre impregnado de cultura, encontra hoje muitos obstáculos para se perpetuar.
Nesse ambiente adverso, o fazer torna-se distante das crianças, que normalmente encontram prontos os produtos que utilizam no seu dia a dia. Assim, a oportunidade de confeccionar com as próprias mãos um objeto, no caso desta oficina através da argila, representa uma experiência marcante. A argila, como material, é um elemento natural com muitas possibilidades. Alimenta a fantasia, exercita a paciência, estimula a imaginação, o espírito criador, a sensibilidade e ainda desenvolve o conhecimento cognitivo e a psicomotricidade. Sendo assim, criando vivências sensíveis, pretendemos proporcionar meios para que as crianças se percebam criadoras de suas próprias formas de expressão.

Autor: João Cruciani, EM | Fonte: Malasartes Educação Sensível
00000431.jpg
Em parceria com a FCC, grupo Malasartes realiza trabalho com alunos da UEI.
1/5