A Magia dos Contos fortalecendo o Encontro

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

Acreditamos que desde muito tempo os contos nos remetem um fascínio pelas histórias e as narrativas fantásticas, fazendo parte do repertório das crianças que traz a curiosidade, aguçando a nossa imaginação e nos fazendo viajar até mundos extraordinários. Assim neste momento de fortalecimento de vinculo e distanciamento social, a literatura tem sido uma importante linguagem para nos conectarmos, afinal as turminhas dos Maternais II A e B, adoravam este momento no CMEI. Assim nossa equipe e professoras destas turminhas, temos refletido sobre proporcionar momentos de leitura e contação em alguns encontros. 

Para o encontro desta semana recebemos a "encantadora de histórias" Nádia Opalinski, que nos encantou com momentos com música, cantando para Chuva vir, brincadeiras como ?A janelinha fecha quando está chovendo??, ?Jacaré passeando na lagoa, ia dizendo ai meu Deus que vida... Eu conheço um jacaré que gosta de comer, esconda seu joelho...?.

Nadia contadora profissional, usou toda a sua criatividade e materialidades potentes para contar histórias que fazem parte do dia a dia das crianças como ? Os três porquinhos?, ?Chapeuzinho Vermelho? e a história ?A Girafa tagarela?. Materiais não estruturados, imaginação e muita criatividade envolveram as crianças, familias e profissionais neste delicioso encontro. 

O mais gostoso desses encontros onlines é a participação das crianças e famílias. Por isso é tão importante esse trabalho coletivo entre professores, famílias e outras parcerias que faz desses encontros a magia que é, mantendo o vínculo, o afeto e o diálogo, pois tentamos matar a saudade nem que seja um pouquinho através da telinha. E assim, mesmo distantes, estamos ali confraternizando a amizade com os nossos pequenos. E a participação da Nádia nos trouxe mais esse momento delicioso em que as crianças ficaram maravilhadas, surpresas e bem a vontade para interagir o tempo todo com as narrações.

A equipe CMEI Centro Cívico agradece a participação da Nádia Opalinski da Lê Conto pela generosidade de partilhar um tempinho e nos encantar com a sua alegria e suas histórias!

 

Autor: Profª. Neusa Neiva de Lima Athayde Gonzalez | Fonte: CMEI Centro Civico
00278486.jpg
Nádia Opalinski
1/11