A Integração com as famílias, marcou o CMEI Dr Eraldo Kuster

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

 

O sábado de integração com as famílias no CMEI Dr. Eraldo Kuster,  previsto em calendário e no Plano de Ação para a realização da Festa da Cultura, integrou a cultura das crianças, das famílias, da equipe do CMEI, tendo como instrumento o Aplicativo Google Meet; um mecanismo que acabou entrando na cultura das famílias e da sociedade, trazendo o formato remoto, como uma nova e importante forma de comunicação. 

Iniciamos a integração acolhendo as crianças e famílias; momento mágico em que as crianças externaram os sentimentos de alegria e saudades, ao ver os colegas, professoras, com muitas frases dóceis e “eu te amo”.

Nas sequencia as professoras de todas as turmas, trouxeram desafios, parlendas, xaradas, músicas brincantes, divertidas, com elementos da cultura da infância, da família, da nossa cidade, dando um ritmo alegre e muita leveza nas conversas.

Embaladas pela alegria as famílias, as crianças, a equipe do CMEI compartilharam particularidades da cultura; símbolos, ritos que marcam a vida da família, originárias da descendência, da cidade, da região, do país e são valorosos. 

As famílias foram bem sensíveis, dando voz a criança, que trouxeram intimidade nos relatos, demonstrando o pertencimento a cultura relatada.

Nos compartilhamento percebeu-se o quanto as famílias fazem questão de preservar a sua cultura; carregada de valores, religiosidade e muitos outros elementos, que vão marcando a vida da criança e ela vai se constituído enquanto sujeito, vai carregar consigo e muito provavelmente irá transmitir, aos filhos/as, netos/as, a cultura modificada pela concepção individual, as influencias das relações, da tecnologia, da cidade, do tempo, as experiências vividas e tudo que marcar a sua história.

Assim o CMEI Dr Eraldo Kuster, marcado pela Cidade Educadora, pelas famílias, crianças, profissionais, pelo tempo vivido e por todos/as os sujeitos que por aqui passam, vai se constituindo e construindo a sua cultura e sua história. 

Autor: Ivete Bussolo | Fonte: Ivete Bussolo
00311097.jpeg
Integração com as famílias e crianças online.
1/27