A importância das Abelhas sem ferrão

    Publicado por:  Celia Regina Dallagrana Ogeda

Cei Ulisses Falcão Vieira – NRE CIC

                No dia 26 de outubro estava previsto em calendário a Avaliação dos Parâmetros de Qualidade de 2019. O segmento do ensino fundamental aproveitou o momento com as famílias e organizou na biblioteca um ambiente riquíssimo sobre a importância das Abelhas sem ferrão.  Os estudantes do ensino fundamental construíram cartazes, separaram fotos, produziram textos a partir de pesquisa e compartilharam com a comunidade. 

                Ainda no mês de outubro, a educação infantil revitalizou os canteiros de flores. Plantaram mais flores para alimentar a colmeia de abelhas mandaçaias.  

                Dentro das ODS, o objetivo 15 foi o mais contemplado na composição e construção da pesquisa e valorização das abelhas brasileiras. Sendo

Jardim do mel.

As crianças da educação infantil estão participando da construção do jardim. Há algum tempo atrás iniciamos com o minhocário. Onde as crianças começaram a guardar e juntar as cascas de frutas do seu almoço.

Agora colhendo o fruto do seu trabalho, utilizam a terra para a construção do jardim. Cada turma tem deixado seu pedacinho.

E agora estamos aguardando o término da obra para dar continuidade 

Nessa perspectiva cada turma falou o que o nosso jardim precisa ter:

A Flor Amarela como não poderia deixar quer muitas flores amarelas, bonequinha de bruxa com flores no seu chapéu e no seu caldeirão, e é claro o q não pode faltar comedores para Barrinho (apelido carinhoso para o João Barro).

A Girassol quer girassóis, muitos girassóis.

A Colméia quer um canteiro em formato de colmeia, tem que ter monstros também e dentro de sua boca um canteiro de flores.

A Pedra Mágica quer um canteiro com pedras, coloridas e brilhantes, pode ter desenhos como o das suculentas que o Gabriel, Davi e Lucas ajudaram a fazer ano passado. Com caminhos como a da música (com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes) e não pode faltar é claro um lugar bem bonito no meio para levar a Amora passear. Tem que ter um lago (com pedras) para a Alice e as tartarugas amigas da Alice.

A Abelha deseja mais espécies de abelhas sem ferrão no um jardim de Mel da escola e montar outro jardim de mel na praça, ao lado da escola para alegrar e despertar os cuidados com a natureza na comunidade local. 

                Dia 13 de novembro inauguramos o jardim de mel, junto com a prática do Dia da gentiliza. 

                A ênfase nesta etapa foi o investimento das composteiras da escola, com o intuito de produzir terra fértil para o jardim das flores e organizar os resíduos de cascas de frutas acumulados nos momentos de alimentação da escola. As crianças da educação infantil compreenderam o ciclo da terra quando as minhocas entram em ação na produção de húmus. 

O quantitativo de turmas envolvidas foi: 10 turmas, sendo cinco turmas da educação infantil e cinco do ensino fundamental do segmento do anexo do período integral. A média de 300 estudantes envolvidos e 15 profissionais de educação. A comunidade de pais alcançada na apresentação das abelhinhas foi 350 pessoas. 

                Professora Silmara Crozeta

Autor: CEI Ulisses Falcão Vieira, EM | Fonte: Professora Silmara Crozeta