A importância da pintura com tinta na Educação Infantil.

    Publicado por:  Dirce da Silva Correia Parise

 

Mexer com tinta, dá as crianças a possibilidade de explorar diferentes materiais e, se aproximar de uma importante expressão artística. Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação.

  Quando utilizamos várias cores, permitimos riquíssimas experiências sensoriais, como por exemplo a criança misturar as cores para ver que cor pode ficar, ou mesmo misturar a tinta com água, assim realizando de forma muito divertida, várias descobertas. As atividades com tinta possibilitam que a criança descubra um mundo cheio de cores, linhas, formas e sentimentos, a pintura também estimula a comunicação, a sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. Segundo o pedagogo e pedagogista alemão, Friedrich Frobe, reforça estas afirmações quando diz: “as crianças pequenas deveriam se envolver na criação da sua própria arte e desfrutar da arte de outras pessoas, ” porque as crianças sentem satisfação emocional quando se envolvem nas produções artísticas.

Com o intuito de oportunizar às crianças a se desenvolverem fazendo arte, a turma do PRÉ II realizou alguns momentos significativos para crianças e professoras. (Texto de referência: Revista Nova Escola).

Autor: Professoras: Grace, Roseli e Vanessa | Fonte: CMEI BAIRRO NOVO
00313491.jpeg
Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade
1/13