Geralmente a iniciação das pessoas na cultura, nos valores e nas normas da sociedade começa na família. Para que o desenvolvimento da personalidade das crianças seja harmonioso é necessário que seu ambiente familiar traduza uma atmosfera de crescente progressão educativa. Todavia, nota-se que todas as instituições e especialmente a escola deve não só apoiar e respeitar os esforços dos pais e responsáveis pelos cuidados, atenção e educação das crianças, e que devem também colocar-se em posição efetiva de gerar iniciativas dirigidas à elevação e aprimoramento social e educacional de seus educandos e respectivas famílias.
Nessa perspectiva, a escola por sua maior aproximação às famílias constitui-se em instituição social importante na busca de mecanismos que favoreça um trabalho avançado em favor de uma atuação que mobilize os integrantes tanto da escola, quanto da família, em direção a uma maior capacidade de dar respostas aos desafios que impõe a essa sociedade. Como diz Paro (1997, p.30)
"a escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim, a família irá se sentir comprometido com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano."
Quando se fala em vida escolar e sociedade, não há como não citar o mestre Paulo Freire (1999 p. 18), quando diz que
"a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se opção é progressista, se não se está a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não se tem outro caminho se não viver a opção que se escolheu. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que se diz e o que se faz".
Sendo assim nos dias 19 de março e 16 de abril aconteceram no Centro Municipal de Educação Infantil Érico Veríssimo momentos muitos prazerosos de acolhimento e interação entre família e instituição.
No dia 19 de março tivemos a satisfação de contar com a presença da Auxiliar de Enfermagem, Cleide Maria Martins Moreira da Unidade de saúde Érico Veríssimo, que falou de um assunto de suma importância que é a amamentação, tirando dúvidas de todos. Após esse momento todos foram encaminhados à parte da frente do CMEI para um momento envolvimento entre todos ali presentes com brincadeiras que foram planejadas pelas professoras da unidade, com as famílias. Foram selecionadas brincadeiras que já fazem parte do repertório das crianças, entre elas: Brincadeira com peteca, corrida do saco, pular corda, amarelinha, brincadeira com pano e bola.
Essas brincadeiras incluem uma aproximação ainda maior entre pais e filhos, sendo uma forma de criar vínculos ainda maiores do que já ocorrem no ambiente familiar e instituição, e também resgatar algumas brincadeiras já esquecidas, ou não mais lembradas.
E no dia 16 de abril tivemos uma oficina de materiais alternativos para confecção de brinquedos. O momento foi de muito prazer, criatividade, rememorar a infância para dos pais, e repassando suas vivências para seus filhos. Percebeu-se realmente um envolvimento dos pais, e das professoras também, que sentiram como agradável estar ao lado do filho no ambiente que ele fica durante um bom tempo. A criança se sente importante, confiante, protegida e sente que ali também é um pouco do seu lar.
Autor:
Érico Veríssimo, CMEI
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Fonte:
CMEI Érico Veríssimo