A importância da Continuidade no processo de transição: Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

    Publicado por:  Caroline Araujo Cavalcante

Por ser um momento importante de mudança na vida de nossas crianças, o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ocorre de maneira cuidadosa e com muita atenção no CMEI Caiuá Ilhéus.

Nosso objetivo é preparar os nossos pequenos para os próximos passos, através de uma parceria com a Escola Sidonio Muralha, diversas propostas foram planejadas para sanar as dúvidas e minimizar as ansiedades comuns nesse processo.

Nosso primeiro contato foi realizado através de cartinhas que confeccionamos com algumas dúvidas apresentadas pelas crianças em relação ao cotidiano escolar.

Em seguida, fomos convidados a ir pessoalmente até a Escola e assim, termos nossas tão esperadas respostas.

Na última quinta-feira (04/11/2021), foi o nosso grande dia, com as crianças divididas em dois grupos, respeitando os protocolos de segurança e acompanhados pela Guarda Municipal, fomos até a Escola Sidonio Muralha.

Na escola brincamos na quadra coberta, conhecemos a biblioteca presente no Farol do Saber, conhecemos as salas dos professores, pedagogia e direção, além de conhecermos a sala de aula do primeiro ano.

No final da visita, fomos presenteados com um lindo cartaz confeccionado pelas crianças do 1º Ano e um Livro entregue pela Diretora Sandra escrito pelo Senhor Sidonio Muralha, escritor este que nomeia  a Instituição.

Visitar a escola nos proporcionou vivenciar diversas propostas da rotina escolar, mostrando que não estão tão distantes das conhecidas e vivenciadas pelas crianças no CMEI. Tornando esse processo uma forma eficaz de fortalecer  as relações, a cooperação, os sentimentos de confiança e competência, baseado no diálogo ativo.

 

Autor: CMEI Caiuá Ilhéus - Pré II | Fonte: CMEI CAIUÁ iLHÉUS
00320702.jpg
pre II
1/9